No âmbito acadêmico e organizacional o interesse pelos grupos vem crescendo a cada dia, referindo-se a uma quantidade de pessoas que possuem competências e habilidades semelhantes e compartilham o mesmo espaço de trabalho. Segundo Robbins , Judge e Sobral (2010), podemos definir grupo como dois ou mais indivíduos, interdependentes e interativos, que se reúnem visando atingir um determinado objetivo.
COSTA, Waldeciria Souza da. Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2017. Reimpresso em 2021.
Considere a formação e classificação dos grupos de trabalho e associe a primeira coluna com a segunda, indicando a relação correta.
1. Grupos formais ( ) Possuem uma estrutura que regula o comportamento de seus membros, visando definir o que cada pessoa irá fazer para que o grupo alcance o resultado esperado.
2. Grupos informais ( ) Possuem elementos que garantem o seu funcionamento: liderança formal, papéis, normas, status, tamanho, composição e coesão.
( ) Surgem de forma espontânea, por amizade entre colegas, interesses compartilhados e/ou identificação entre as pessoas.
( ) Um dos seus tipos são as coalizões, ou seja, quando há formação de alianças estratégicas, com ações organizadas para a defesa de interesses comuns.
Respostas
Resposta:
Coloquei a opção d ou seja 2121
Explicação:
Pagina 204 do livro
Resposta:
1. Grupos formais
2. Grupos informais
( 1 ) Possuem uma estrutura que regula o comportamento de seus membros, visando definir o que cada pessoa irá fazer para que o grupo alcance o resultado esperado.
( 1 ) Possuem elementos que garantem o seu funcionamento: liderança formal, papéis, normas, status, tamanho, composição e coesão.
( 2 ) Surgem de forma espontânea, por amizade entre colegas, interesses compartilhados e/ou identificação entre as pessoas.
( 2 ) Um dos seus tipos são as coalizões, ou seja, quando há formação de alianças estratégicas, com ações organizadas para a defesa de interesses comuns.
Explicação:
Para Chiavenato (2014), os *Grupos Informais*, nas organizações, podem ser de vários tipos, entre eles:
a) Grupos de interesses: quando as pessoas se juntam para alcançar objetivos comuns, interesses ou problemas pessoais, como ajudar um colega em dificuldades, organizar férias, reivindicar melhores condições de trabalho etc.
b) Grupos de amizade: quando as pessoas mantém relacionamentos sociais
que ultrapassam o ambiente de trabalho, por ter idade similar, por torcer
pelo mesmo time, por ter opções religiosas e políticas semelhantes etc.
c) Coalizões: ocorre quando há formação de alianças estratégicas, podendo
se dar entre indivíduos e grupos, com ações organizadas para a defesa de
interesses comuns. Podem se tornar entidades poderosas e eficazes dentro das organizações
Em se tratando dos grupos formais pode-se afirmar que estes possuem uma
estrutura que regula o comportamento de seus membros, visando definir o que
cada pessoa irá fazer para que o grupo alcance o desempenho esperado.
Segundo Chiavenato (2010), os grupos formais possuem alguns elementos
constitutivos denominados variáveis estruturais: liderança formal, papéis, normas, status do grupo, tamanho, composição e grau de coesão.
[...]
Páginas 203/204 do livro Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes - Unicesumar.