O texto abaixo é uma parte da Declaração dos Direitos do Homem e Cidadão, feito em 17 durante o início da Revolução Francesa. Leia atentamente esse texto.
Assembleia Nacional reconhece e declara, na presença e sob os auspicios do Ser Supremo, os seguintes direitos do homem e do cidadão:
1- Os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos. As distinções só podem ser baseadas na utilidade comum.
2- O objetivo de toda associação política é a preservação dos direitos naturais e imprescindíveis do homem. Esses direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência à opressão
3- O princípio de toda a soberania reside essencialmente na nação. Nenhum corpo e nenhum indivíduo pode exercer uma autoridade que não emane expressamente da nação.
De acordo com texto acima lido é CORRETO afirmar que:
A) A Declaração dos Direitos do Homem e Cidadão defendia que nobreza e clero deveriam ter privilégios
B) A Declaração dos Direitos do Homem e Cidadão defendia que todos os homens têm os mesmos direitos
C) A Declaração dos Direitos do Homem e Cidadão defendia os direitos naturais apenas da nobreza
D) A Declaração dos Direitos do Homem e Cidadão defendia os direitos naturais apenas da burguesia
E) Todas as respostas acima são falsas
Respostas
Resposta:
Os representantes do povo francês, constituídos em Assembleia Nacional, considerando que a ignorância, o esquecimento ou o desprezo dos direitos do homem são as únicas causas das infelicidades públicas e da corrupção dos governos, resolveram expor, numa Declaração solene, os direitos naturais, inalienáveis e sagrados do homem, a fim de que esta Declaração, constantemente presente a todos os membros do corpo social, lhes lembre sem cessar seus direitos e deveres; de modo que seus atos do poder legislativo e do poder executivo, podendo ser a qualquer momento confrontados com o fim de toda instituição política, sejam mais respeitados, para que as reclamações dos cidadãos, fundamentadas em geral em princípios simples e incontestáveis, voltem-se sempre para a manutenção da Constituição e a felicidade geral.
Por conseguinte, a Assembleia Nacional reconhece e declara, em presença e sob os auspícios do Ser supremo, os seguintes direitos do homem e do cidadão