Referindo-se, numa carta, a seu romance Iracema, escreveu José de Alencar: Este livro é pois um ensaio ou antes mostra. Verá realizadas nele minhas ideias a respeito da literatura nacional e achará aí a poesia inteiramente brasileira, haurida na língua do selvagens. A etimologia dos nomes das diversas localidades e certos modos de dizer tirados da composição das palavras são de cunho original. De acordo com esse trecho, é correto afirmar que a literatura indianista desse autor
A)foi produzida de modo a subverter o sentido que comumente se atribui às palavras de uso corrente.
B)deu-lhe pretexto para que ele criasse palavras que pudessem soar como se, de fato, pertencessem a alguma língua indígena.
C)foi, por ele mesmo, considerada de importância menor do que a que escrevia com outro tipo de preocupação.
D)era um simples ensaio do escritor, que se preparava para criar romances de maior peso, ambientados na Corte.
E)levou-o a pesquisar e a valorizar, criativamente, a força expressiva da língua falada pelos nativos.
Respostas
De acordo com o trecho, é correto afirmar que a literatura indianista desse autor: levou-o a pesquisar e a valorizar, criativamente, a força expressiva da língua falada pelos nativos. Alternativa E está correta.
Explicação:
Iracema foi um romance escrito por José de Alencar, neste romance podemos observar o envolvimento entre Iracema, uma índia, e Martim, um português que chega ao Brasil. Em Iracema podemos observar a época da colonização do Brasil.
E para que fosse escrito José pesquisou afundo a cultura dos indígenas, agregando elementos da cultura, expressões, assim como seu vocabulário. Para que se escreva, além de Iracema, outros dois romances, que compõe a trilogia sobre histórias com indígenas.
Portanto, de acordo com o trecho, é correto afirmar que a literatura indianista desse autor: levou-o a pesquisar e a valorizar, criativamente, a força expressiva da língua falada pelos nativos. Alternativa E está correta.