No decorrer dos anos e da história da administração percebemos as mudanças nas relações de trabalho e o surgimento das atividades em recursos humanos. É importante entendermos que cada teoria administrativa espelha o momento histórico em que foi criada e a relevância que hoje se dá ao fator humano não se desenvolveu de forma natural, pois aconteceram ações coletivas e evoluções teóricas que contribuíram para a construção de novas perspectivas sobre as relações de trabalho. COSTA. Waldeciria Souza da. Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2017. Reimpresso em 2021. Diante do exposto de do conteúdo sobre a evolução das teorias administrativas, analise as afirmações a seguir: I. O movimento da administração científica, preconizado por Taylor e Fayol, pretendia dar fundamentação científica à administração e estava voltada aos estudos sobre os fatores psicológicos e motivacionais do trabalhador. II. No movimento da administração científica o trabalhador era visto como uma extensão da máquina e pautou-se no estudo de tempos e movimentos para maximizar a produção e na remuneração como principal fator motivacional. III. A evolução do pensamento administrativo mostrou que a motivação humana para o trabalho é mais complexa do que a busca pelo salário, e o homem movido pela compensação monetária foi substituído pela visão de homem como ser complexo, com necessidades múltiplas, psicológicas e sociais. IV. A escola das relações humanas defende que o homem é um ser social e o aumento da produtividade é uma consequência da racionalização do trabalho, isto é, a execução de tarefas repetitivas e especializadas. É correto o que se afirma em:
Respostas
Resposta:
2
Explicação:
Resposta:
Alternativa 3
Explicação:
I- O movimento da administração científica, preconizado por Taylor e Fayol, pretendia dar fundamentação científica à administração e estava voltada aos estudos sobre os fatores psicológicos e motivações do trabalhador.
FALSO: O sistema de Taylor fundamentava-se na ideia de que o trabalhador deveria ter seu desempenho totalmente baseado em tempos e movimentos, ou seja, na racionalização do trabalho. (P.19)
II- No movimento da administração científica o trabalhador era visto como uma extensão da máquina e pautou-se no estudo de tempos e movimentos para maximizar a produção e na remuneração como principal fator motivacional.
VERDADEIRO: O trabalhador era visto como uma peça da engrenagem em uma estrutura que visava somente o lucro e produção, desconsiderando a satisfação do trabalhador em muitos processos. Taylor considerou que o principal fator que movia as pessoas no trabalhoera o salário,e que se houvesse um pagamento conforme a produção e esforço do trabalhador, este estaria satisfeito. (P.19)
III- A evolução do pensamento administrativo mostrou que a motivação humana para o trabalho é mais complexa do que a busca pelo salário, e o homem movido pela compensação monetária foi substituído pela visão de homem como ser complexo, com necessidades múltiplas, psicológicas e sociais.
VERDADEIRO: A escola de relações humanas surgiu com um novo conceito sobre o trabalho. Nela, o homem é visto como um ser complexo, com necessidades múltiplas, psicológicas e sociais.
IV- A escola das relações humanas defende que o homem é um ser social e o aumento da produtividade é uma consequência da racionalização do trabalho, isto é, a execução de tarefas repetitivas e especializadas.
FALSO: A escola das relações humanas defende que o aumento da produtividade é uma consequência da eliminação de conflitos e atendimento de necessidades psicológicas. (P.20)