A coerência textual é responsável pela unidade de sentido, pois estabelece uma relação harmônica entre as partes do texto. A ambiguidade é um dos casos de falta de coerência. Em qual alternativa a ambiguidade NÃO foi desfeita:
a) Somente os líquidos podem conduzir eletricidade.
b) As árvores são isolantes elétricos.
c) Os metais destacam-se como bons condutores elétricos porque possuem excesso de prótons em sua estrutura atômica.
d) Os materiais que são isolantes elétricos possuem alta condutividade elétrica.
e) Um material é melhor condutor que outro quando possuir valor de condutividade elétrica maior.
Respostas
Resposta: (B) Depois da consulta a ginecologista lhe disse que estava esperando bebê. → A ginecologista lhe disse depois da consulta que estava esperando bebê.
Explicação: CONFIA EU JA RESPONDI O MEUU
A ambiguidade NÃO foi desfeita em:
D. Depois da consulta a ginecologista lhe disse que estava esperando bebê. → A ginecologista lhe disse depois da consulta que estava esperando bebê.
A reescrita da frase não desfez a ambiguidade. Ainda estamos em dúvida se quem estava grávida era a mulher que se consultou com a ginecologista ou se era a própria ginecologista quem estava esperando bebê.
O que é ambiguidade?
A ambiguidade está relacionada à falta de clareza quanto ao sentido pretendido em uma frase, ou seja, é uma confusão gerada pelos vários sentidos que uma frase pode ter.
No caso desse período, o que gera a ambiguidade é a posição da frase "que estava esperando bebê". Para desfazer o duplo sentido, a frase poderia ser reescrita assim:
"Depois da consulta, a ginecologista disse à mulher que esta estava esperando bebê."
Leia mais sobre ambiguidade em:
https://brainly.com.br/tarefa/5948395