Respostas
Resposta:
1- O título do texto sugere tristeza e inconformação do autor.
2- Pode-se encontrar um fato no trecho do 5° parágrafo : "Foram 409 mil vítimas" levando em consideração os dados estatísticos feitos no mês de maio que foi citado no texto.
E duas opiniões em: "é o fracasso retumbante de um país." 2° parágrafo e " Fracassamos diante da COVID. Erramos. Seremos condenados pela história." No 5° parágrafo.
3- O autor compara a morte de Paulo Gustavo com a de Ayrton Senna. Na minha concepção, são casos totalmente distintos, já que um se trata de um acidente automobilístico e o outro de uma doença recente.
4- O verbo transitivo indireto "assistir" está corretamente empregado no texto, levando em conta que seu uso está no pretérito perfeito: "Eu assisti".
5- As aspas são utilizadas para relembrar algumas obras do Paulo Gustavo.
6- Artista, ator e humano foram os adjetivos usados para definir Paulo Gustavo.
7- As passagens mais interessantes são essas: "A perda do artista Paulo Gustavo não somente rouba as nossas lágrimas, mas estraga o nosso riso daqui para frente." e "Ainda tinha a fé que ele pudesse resistir e ressurgir depois de 50 dias internado."
As passagens mostram o quanto o autor e demais pessoas amavam o humorista, e o quanto ele fará falta para eles.
8- O texto nós passa a imagem de tristeza que o autor sentia ao escreve-lo, mas também nos faz refletir, e nos incentiva a aproveitar os momentos com quem amamos e não perder tempo para demonstrar isso para a pessoa. A vida é passageira, e nunca se sabe quando ou quem vai partir de nossas vidas sem volta.