sobre aids
1 - como se contrai o vírus?
2 - como ele age no corpo?
3 - quais são os possíveis sintomas?
4 - qual o risco que o portador assintomático oferece?
5 - quais as medidas preventivas?
6 - como é feito o tratamento?
7 - existe preconceito?
Respostas
1 - O HIV é transmitido pela relação sexual, por transfusão sanguínea, pelo compartilhamento de seringas (contaminadas), durante a amamentação e durante o parto. Mas a principal forma de transmissão do vírus da Aids, responsável por 90% dos casos do mundo inteiro, é a relação sexual.
2 - Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T-CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.
3 - Febre alta constante;
- Suores noturnos frequentes;
- Manchas vermelhas na pele, chamadas de Sarcoma de Kaposi;
- Dificuldade para respirar;
- Tosse persistente;
- Manchas brancas na língua e boca;
- Feridas na região genital;
- Perda de peso;
4 - Portador assintomático de HIV deve ser reintegrado à Aeronáutica. O fato de alguém ser portador do vírus HIV não acarreta necessariamente na perda substancial da capacidade laborativa nem risco para colegas de trabalho, reconhecendo-se impactos positivos dos tratamentos na saúde dos pacientes infectados
5 - Para evitar a transmissão da aids, recomenda-se o uso de preservativo durante as relações sexuais, a utilização de seringas e agulhas descartáveis e o uso de luvas para manipular feridas e líquidos corporais, bem como testar previamente sangue e hemoderivados para transfusão.
6 - O tratamento da AIDS é feito com “coquetéis” de antirretrovirais. São combinações de medicamentos que visam controlar a multiplicação do vírus HIV no organismo. O paciente que adere corretamente ao tratamento melhora sua qualidade de vida e consegue administrar a doença para manter uma vida relativamente comum.
7 - Segundo programa das Nações Unidas Unaids, 64,1% das pessoas que têm HIV/aids sofreram alguma forma de discriminação, 46,3% ouviram comentários negativos no ambiente social e 41% foram recriminados pela própria família.
espero ter ajudado