• Matéria: História
  • Autor: PandaLi
  • Perguntado 4 anos atrás

"Salve, ó Nilo(...) -Logo tuas águas sobem e transbordam (...) todo ventre se agita, o dorso é sacudido de alegria e os dentes rangem."
O trecho acima celebra:
A- O Egito, região quente e seca como Saara;
B- A crença numa vida de Além-túmulo;
C- O relativo isolamento do vale, limitado pelos desertos da Arábia e da Líbia;
D- O poder criador do regime das cheias e do rio Nilo;

Me ajuda ae pow TvT ​

Respostas

respondido por: sereninhaaaa
1

O trecho sobre o Rio Nilo celebra o poder das cheias e das vazantes do rio Nilo, que deixavam no solo um lodo de húmus e fertilizante. ( alternativa e)

O Rio Nilo é de extrema importância para todas as cidades egípcias que se desenvolvera em suas margens, uma vez que ele disponibiliza diversos recursos hídricos, como água, irrigação, pesca entre outros fatores.

Em sua época de cheia, que era bastante regular, garantia a estabilidade política e econômica, além de ser considerado como o domínio simbólico dos faraós. Após as cheias, a área de estiagem do Nilo fornecia grande quantidade de húmus e adubo natural, deixando as margens do rio com grande fertilidade.

Segundo Heródoto, mais conhecido como o “pai da história” da Grécia, nomeou o Egito como uma dádiva do Nilo, essa citação faz menção à importância do rio para o crescimento e consolidação da sociedade egípcia enquanto sociedade imperial.

Perguntas similares