A) Descreva a importância do controle sanitário dos rebanhos para produção pecuária.
B) Descreva quais as implicações que podem surgir quando os controles sanitários não são obedecidos pelo setor produtivo.
C) Cite 2 exemplos de casos ou situações relacionadas ao controle sanitário que já aconteceram na pecuária.
Respostas
a) A grande importância do controle sanitário na pecuária é prevenir que certas doenças se espalhem entre o rebanho, reduzir custos e perdas na produtividade e garantir a qualidade e segurança do produto final.
b) Uma das implicações é que em casos de confirmação de negligência no controle sanitário durante a averiguação no setor pecuário, todos os produtores ao entorno podem sofrer restrições comerciais. Isso ocorre justamente para impedir que alguma doença se espalhe entre os rebanhos ou afete a saúde do consumidor final. Além disso, outras implicações podem ser mais rigorosas como o abatimento de animais caso seja confirmado que o controle sanitário não foi feito corretamente e doenças tenham se espalhado.
c) Em 2007, um pecuarista da região de São Paulo foi multado por crime contra a saúde pública sem direito a perdão da multa pois atrasou a vacinação de Febre Aftosa do seu rebanho. Embora tenha sido o caso de um rebanho pequeno, as implicações foram muito rigorosas por ter posto em risco a saúde dos consumidores.
Outro caso foi a gripe aviária de galinhas em 1998 na China, em que vários pecuarista não souberam como controlar os casos da doença e por isso, perderam mais de 1 milhão de aves.