Das 140.774 pessoas em situação de deslocamento forçado registradas no sistema do Acnur (Alto Comissariado da ONU para Refugiados) no Brasil, 95% são da Venezuela. Destas, 46,7% são mulheres, das quais 31% são menores de idade e 3%, idosas. Segundo Rosana Baeninger, pesquisadora da Unicamp, é possível notar a presença significativa de mulheres em todas as fases da migração da Venezuela para o Brasil. A partir de 2018, com a piora da crise humanitária na Venezuela, intensifica-se a chegada de imigrantes de renda mais baixa pela fronteira amazônica. “É uma migração absolutamente familiar, e a presença feminina é muito vinculada a isso”, afirma a pesquisadora. Nessa fase, trata-se de uma migração fortemente dirigida pelo Estado e por ONGs, por meio da Operação Acolhida.MANTOVANI, F. Diário de uma Refugiada. Jornal Folha de São Paulo, Mundo, 13 dez. 2020, p. A13. Adaptado.A respeito da migração internacional, na fase mais recente do deslocamento venezuelano para o Brasil, as imigrantes chegam, majoritariamente, por via terrestre ao seguinte estado: *
3 pontos
Amazonas.
Pará.
Rondônia.
Acre.
Roraima.
Respostas
Resposta:
roraima
Explicação:
A imigração internacional para o Brasil, que é realizada por venezuelanos, é ocorre principalmente em direção ao estado de Roraima. (alternativa e)
A imigração de venezuelanos para o Brasil
A imigração internacional de venezuelanos para o Brasil, tem ocorrido nos últimos anos porque o país passa por uma crise política e econômica, onde parte da população perdeu suas fontes de renda e trabalho, levando-os a buscar imigrar para outros países, entre eles o Brasil.
A imigração de venezuelanos é mais acentuada no estado de Roraima porque esse estado possui uma grande fronteira com a Venezuela. O estado do Amazonas também possui fronteira com a país, mas a área da floresta Amazônica pode dificultar a entrada de imigrantes através dessa região.
Aprenda mais sobre a imigração de venezuelanos para o Brasil em: https://brainly.com.br/tarefa/17617436
#SPJ6