quais eram as duas formas de trabalho indigenas organizadas pela coroa espanhola? Exisplique cada uma delas
Respostas
Resposta:
A “encomienda” consistia na exploração de um grupo ou comunidade indígena por um colono a partir de concessão das autoridades coloniais. Em troca este colono se obrigava a pagar tributos à metrópole e cristianizar os povos indígenas. Desta forma o colono espanhol ganhava dos dois lados, utilizava a mão de obra e ao mesmo tempo submetia sua religião, moral e costumes aos povos indígenas.
A “mita” era outra forma de organizar o trabalho compulsório, só que criada pelos povos Incas quando da formação de seu império e depois utilizada pelos espanhóis contra os próprios Incas e outros povos. Nesta modalidade os homens eram sorteados e trabalhavam em média por um período de seis meses ao final do qual recebiam um pagamento ínfimo e retornavam à sua comunidade, que deveria enviar novo grupo de homens para o trabalho nas minas.
Explicação:
Oi tudo bem?
Resposta:
A encomienda era uma instituição em vigor nos reinos de Castela e foi adaptada nas Índias (América). A encomienda permitia ao encomendero, um fidalgo espanhol, a cobrar tributos na forma de trabalho ou de bens materiais à determinada população indígena.
Já a Mita, que foi baseada no modelo Inca de trabalhos públicos, era o estabelecimento temporário da escravidão dos indígenas (que eram escolhidos em números específicos a cada um em cada uma das tribos indígenas) nas minas de prata sob o comando dos colonizadores, recebendo, ao fim do trabalho, uma recompensa pelo seu trabalho e restabelecimento da sua condição de liberdade.
As principais formas de exploração do trabalho indígena na América espanhola foram a encomienda e a mita.
Explicação:
Espero ter ajudado! :)
Bons estudos!