Respostas
Resposta:Podemos dizer que radiação é a energia emitida por uma fonte, que se propaga pelo espaço e tem a capacidade de penetrar materiais.
Conforme detalha a Fiocruz, as radiações são ondas eletromagnéticas ou partículas e, portanto, contêm carga elétrica e magnética.
Elas podem ser naturais ou criadas a partir de dispositivos inventados pelo homem.
As radiações eletromagnéticas estão presentes no dia a dia da maioria das pessoas.
Luz, ondas de rádio e micro-ondas, raio X e radiação gama são as mais comuns.
Já as radiações alfa, beta, feixes de prótons e elétrons são exemplos de radiações em forma de partículas.
Nas últimas décadas, fontes de radiação passaram a ser temidas por muita gente, devido a grandes acidentes como Chernobyl e a exposição ao Césio 137, em Goiânia.
Essas ocorrências envolveram a liberação de elementos radioativos sem medidas de controle, levando à ampla exposição, deformações e mortes.
Por outro lado, é inegável a contribuição da radiação no diagnóstico e tratamento de doenças.
Assim, entidades como o Instituto Nacional do Câncer (INCA) alertam para o uso controlado das radiações, a fim de promover benefícios à saúde da população exposta.
Os efeitos, benéficos ou não, dependem do tipo de radiação, tempo e intensidade da exposição
Explicação:Espero ter te ajudado :D
O tipo de radiação utilizado durante o exame apresentado é a radiação X.
Vamos entender melhor.
Radiação X
A radiação X ou raios-X são ondas eletromagnéticas, ou seja, transportam energia e não matéria, necessitando do meio para se propagar.
Os raios-X integram o grupo da radiação ionizante, que possuem energia suficiente para arrancar elétrons dos átomos. No entanto, em exames, as doses de radiação são administradas de modo a não nos causar malefícios.
Esses raios passam pela carne mas não passam pelo osso, pois ele é calcificado. Assim, a imagem que vemos na radiografia se deve a absorção da radiação pelo osso.
Aprenda mais sobre Raios-X em: brainly.com.br/tarefa/26084577
#SPJ6