Tanto se analisarmos o território brasileiro quanto se levarmos em conta as configurações espaciais do mundo, podemos perceber que a industrialização não se distribui de forma homogênea. Os fatores locacionais, que direcionam e redirecionam a atividade industrial pelas diferentes localidades, são os principais responsáveis por essa dinâmica. 1. (adaptada) Entre esses fatores, podemos considerar a alternativa incorreta * 1 ponto a. Proximidade dos grandes centros administrativos globais; b. Presença de mão de obra barata; c. Existência de infraestruturas e meios de transporte; d. Fornecimento de incentivos fiscais por parte do governo. Observa-se, atualmente, certa mobilidade da atividade industrial no território brasileiro. Antes muito concentradas em alguns poucos pontos, as indústrias vêm buscando novas áreas, antes pouco industrializadas, no território nacional a fim de obter maiores vantagens que auxiliem na obtenção de maiores lucros. 2. (adaptada) Esse processo é chamado de: * 1 ponto a) migração fabril b) desconcentração industrial c) redistribuição produtiva d) secundarização da economia
Respostas
Resposta:
Questão 1: Alternativa A Proximidade dos grandes centros administrativos globais
Questão 2: Alternativa B Desconcentração industrial.
Explicação:
1)Atualmente, as indústrias não necessitam estar próximas dos centros administrativos, pois o processo de globalização vem facilitando a sua descentralização produtiva.
2)O fenômeno do deslocamento das indústrias pelo território, causado principalmente pela “guerra fiscal”, é chamado de desconcentração industrial.
1) A distribuição espacial não ocorre de maneira homogênea porque estão relacionados com a disponibilidade de mão de obra, boa infraestrutura para escoamento da produção, disponibilidade de recursos e outros, que varia de país para país e região para região.
A alternativa (a) está incorreta, pois os grandes centros administrativos globais estão localizados, naturalmente nas cidades globais como Tóquio, Nova York ou Londres. E como o Brasil está localizado na América do Sul, naturalmente está afastado fisicamente destas importantes cidades.
Os fatores locacionais das indústrias são o conjunto de elementos socioespaciais que interferem na localização da indústria que estão relacionados com a disponibilidade de mão de obra, boa infraestrutura para escoamento da produção, disponibilidade de recursos e outros.
Estes fatores podem variar de acordo com o tipo de indústria e também com as demandas da época de instalação da indústria.
2) O processo de desconcentração industrial é aquele em que a indústria sai de uma determinada região e buscam novas áreas para obterem maiores lucros.
A letra (b) indica o processo descrito pelo texto, denominado desconcentração industrial.
A partir da década de 1990, as indústrias dentro do território brasileiro passaram a se dispersar em busca de mão de obra mais barata e politicamente desorganizada, provocando a intensificação da guerra fiscal entre estados e municípios que reduzem seus impostos para atrair mais indústrias para o seu território.
Além disto, algumas regiões podem oferecer mais vantagens como a doação de terrenos. Desta maneira, naturalmente o lucro das empresas tende a aumentar com estas medidas.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/10463243