• Matéria: Biologia
  • Autor: UmMalukoAi
  • Perguntado 4 anos atrás

Preciso dessa urgentemente. Me ajudem!!
A cor das penas em galos e galinhas é determinada por dois alelos: P e B. Quando em homozigose o alelo B determina a cor branca das penas, o alelo P em homozigose determina a cor preta; e quando esses alelos juntam-se forma o fenótipo andaluz (penas mescladas de preto e branco). Agora imagine uma história de faz de contas onde os animais podem falar e raciocinar. Nessa história o seu Zé Galo, um galo de cor preta é casado com a dona Giselda, uma galinha também de cor preta. Após um tempo dona Giselda botou ovos e desses ovos nasceram pintinhos todos andaluzes . O seu Zé Galo ficou furioso alegando que os filhotes não eram seus e exigiu uma explicação de dona Giselda, que se justificou dizendo que era algo geneticamente possível, pois era filha de pais andaluzes. A explicação de dona Giselda é coerente ou seu Zé Galo tem razões para desconfiar da fidelidade dela? Justifique sua resposta.

Respostas

respondido por: Aleske
5

A explicação da dona Giselda não é coerente, pois não há probabilidade de os descendentes terem fenótipo andaluz mesmo que a galinha tenha pais com essas característica.

  • Genótipos e seus respectivos fenótipos:

\hookrightarrow \text{$\bf{PP~=~cor~preta}$} (são necessários os dois alelos P para ter essa característica);

\hookrightarrow \text{$\bf{BB~=~cor~branca}$} (são necessários os dois alelos B para ter essa característica);

\hookrightarrow \text{$\bf{PB~=~andaluz}$} (é necessário ter um alelo P e um alelo B para ter pelagem preta e branca).

Perceba que não existe um alelo dominante em relação ao outro, pois tanto o alelo P como o B quando estão presentes determinam uma característica. Estamos diante de uma questão sobre codominância.

  • Cruzamento entre os genótipos:

O seu Zé Galo, um galo de cor preta (PP) é casado com a dona Giselda, uma galinha também de cor preta (PP). Vamos realizar esse cruzamento utilizando o quadro de Punnett:

\large\text{Quadro~de~Punnett:}\\\\\Large\text{$~\begin{array}{c|lr}-&~P&P~\\P&\bf{\blue{PP}}&\bf{\blue{PP}}\\P&\bf{\blue{PP}}&\bf{\blue{PP}}\end{array}$}

100% dos genótipos são PP, ou seja, fenótipo preto para a cor da pelagem de todos os descendentes.

  • O problema:

Após um tempo, dona Giselda botou ovos e desses ovos nasceram pintinhos todos andaluzes. A galinha afirmou que era algo geneticamente possível, pois era filha de pais andaluzes.

  • A explicação de dona Giselda é coerente?

Não, pois mesmo que ela seja filha de pais andaluzes o genótipo dela é PP, isso signifca que os pais andaluzes (PB) enviaram apenas o alelo P para a Giselda.

Se um dos pais da Giselda tivesse enviado um alelo B para a galinha, ela teria genótipo PB e poderia enviar o alelo "B" aos filhos e então a justificativa estaria correta (pois os filhos poderiam ser PB, um "P" veio do pai e um "B" veio da mãe). Mas... a cor da pelagem da Giselda seria andaluz e não é o que aconteceu, já que a pelagem dela é toda preta (PP).

E realizando o cruzamento entre os alelos verificamos que não há nenhuma probabilidade de gerar filhos diferentes da pelagem preta.

Portanto, o seu Zé Galo tem razões para desconfiar da fidelidade de sua esposa.

Venha estudar mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/25842922

Anexos:
Perguntas similares