1. Em uma das estrofes do poema há um desabafo com o leitor e o sujeito transparece que não está satisfeito. Indique a alternativa que apresenta essa situação e insatisfação.
a) Aqui eu não sou feliz/Lá a existência é uma aventura.
b) De tal modo inconsequente/Tomarei banhos de mar!
c) E quando estiver cansado/Deito na beira do rio.
d) E como farei ginástica/Andarei de bicicleta.
2. Nos versos “Vou-me embora pra Pasárgada/Lá sou amigo do rei/Lá tenho a mulher que eu quero/Na cama que escolherei - Vou-me embora pra Pasárgada/Vou-me embora pra Pasárgada/Aqui eu não sou feliz [...], a figura de linguagem presente no texto é a :
a) metonímia
b) hipérbole
c) antítese
d) metáfora
Respostas
Aula 56 - Português _ 3ªSérie EM
Resposta:
1. a) Aqui eu não sou feliz/Lá a existência é uma aventura.
2. d) metáfora
Explicação:
1. Na estrofe 2 ficamos sabendo porque ele quer partir, após a apresentação do poema, há um desabafo com o leitor e o sujeito transparece que não está satisfeito onde está: Aqui eu não sou feliz/Lá a existência é uma aventura/De tal modo inconsequente…Notamos claramente uma tristeza oposta à vida que o sujeito espera encontrar em outro lugar (nesse caso Pasárgada).
2. Nos versos “Vou-me embora pra Pasárgada/Lá sou amigo do rei/Lá tenho a mulher que eu quero/Na cama que escolherei - Vou-me embora pra Pasárgada/Vou-me embora pra Pasárgada/Aqui eu não sou feliz [...], a figura de linguagem presente no texto é a metáfora.
Espero ter ajudado e se ajudei já vai logo deixando o coraçãozinho! Tmj.
1. O desabafo sobre a insatisfação do eu lírico ocorre em:
a) Aqui eu não sou feliz/Lá a existência é uma aventura.
2. A figura de linguagem presente no texto é:
d) metáfora
Explicação:
O poema "Vou-me Embora pra Pasárgada", de Manuel Bandeira, de fato apresenta uma linguagem simples, como era característico da obra desse poeta.
Mas o poema apresenta procedimento metafórico, pois Pasárgada representa um lugar idealizado, presente no imaginário do eu lírico, onde ele poderia viver livre e ativamente.
Assim, ir para Pasárgada é uma metáfora da fuga para a liberdade, uma vez que esse é um lugar onde todos os sonhos e desejos mais íntimos do eu lírico podem se concretizar. Lá ele poderia viver livre e ativamente.
Isso indica o tema da evasão da realidade.
Leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/27787115