Textos para a questão.
Texto I
(a imagem está no final da questão)
Texto II
[...] somente no período da Renascença, quando os italianos tentaram apaixonadamente reconquistar a antiga glória de Roma, os mitos clássicos se tornaram populares entre os leigos educados. Para esses homens, a mitologia dos admiradores gregos e romanos representava algo mais do que alegres e bonitas histórias da carochinha. Estavam tão convencidos da sabedoria superior dos antigos, que acreditavam existir nessas lendas clássicas alguma verdade profunda e misteriosa.
Texto III
No texto a seguir, Camões alude ao mito grego: o jovem Páris teve de escolher, entre três deusas (Hera, Atenas e Vênus), a quem entregar um fruto de ouro com a inscrição “A mais bela”. Como Vênus, em troca do fruto, lhe prometera o amor da mais bela mulher do mundo, Helena, Páris entregou o fruto a ela:
Vênus, que por mais fermosa
lhe deu Páris a maçã,
não foi quanto vós louçã.
Vênus levou a maçã
por vós não serdes, Senhora,
nascida naquela hora.
Louçã: bela.
A partir da relação que se estabelece entre o quadro de Botticelli e os textos verbais, assinale a alternativa incorreta.
A
A valorização do mundo greco-latino ficou circunscrita à produção artística italiana.
B
Camões utiliza referências clássicas para louvar uma dama, considerando-a superior à própria deusa do amor.
C
O equilíbrio e a harmonia do quadro de Botticelli podem ser verificados também na literatura renascentista, que se pauta pela racionalidade.
D
Apesar de os renascentistas verem nas lendas clássicas “alguma verdade profunda e misteriosa”, não se pode concluir que houvesse no período um desprestígio da fé cristã.
E
As referências à racionalidade do mundo greco-latino são elementos presentes na produção artística do Renascimento
Anexos:
Respostas
respondido por:
3
Resposta: amg é a letra “a”
Explicação: correção do plurall
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás