• Matéria: Filosofia
  • Autor: juju04paulo
  • Perguntado 4 anos atrás

me ajudam rapido por favor
O que chamamos de mitologia grega? Grosso modo, e essencialmente, trata-se de um conjunto de narrativas que falam de deuses e heróis, ou seja, de dois tipos de personagens que as cidades antigas cultuam. Nesse sentido, a mitologia está próxima da religião: ao lado dos rituais, de que os mitos às vezes tratam de forma muito direta, ora justificando-os no detalhe dos procedimentos plásticos, ora assimilando seus motivos e desenvolvendo seus significados, ao lado dos diversos símbolos plásticos que, ao atribuírem aos deuses uma forma figurada, encarnam sua presença no centro do mundo humano, a mitologia constitui, para o pensamento religioso dos gregos, um dos modos de expressão essenciais." VERNANT, Jean-Pierre. Entre mito e política. São Paulo: Ediusp, 2001, p.229-232.
1) De acordo com o texto, é correto afirmar sobre a mitologia grega: * 5 pontos
A mitologia grega não é um dos modos de expressão do pensamento religioso dos gregos.
Mitologia e religião são duas formas de pensamento distintas, de tal forma que é impossível estabelecer uma relação entre elas na sociedade e cultura grega da antiguidade.
A mitologia relaciona-se profundamente com o pensamento religioso dos gregos, assumindo a força de ser um de seus modos de expressão essenciais.
A mitologia está próxima da religião, mas distante de suas expressões, como os rituais, símbolos plásticos, não sendo capaz de se constituir como uma expressão do pensamento religioso dos gregos.
"Os mitos são outra coisa: são relatos - aceitos, entendidos, sentidos como tais desde nossos mais antigos documentos. Comportam assim, em sua origem, uma dimensão de 'fictício', demonstrada pela evolução semântica do termo mythos, que acabou por designar, em oposição ao que é da ordem do real por um lado, e da demonstração argumentada por outro, o que é do domínio da ficção pura: a fábula. VERNANT, Jean-Pierre. Entre mito e política. São Paulo: Ediusp, 2001, p.229-232.
2) Assinale a alternativa que expressa corretamente a definição de mito segundo Jean-Pierre Vernant: * 5 pontos
O
s mitos são fábulas inventadas como expressões da criatividade humana.
Os mitos gregos são relatos, narrativas que visam compreender e explicar o mundo e a vida humana, recorrendo ao fictício, ao imaginário.
Os mitos gregos são expressões de fábulas para os gregos, isto é, funcionam como mentiras, ilusões, enganações.
Os mitos gregos nunca foram assumidos na antiguidade como verdade ou uma forma de compreensão do mundo e da vida humana, mas apenas como ficção ​

Respostas

respondido por: hummmmmmpapa
0

Resposta:

1)Mitologia grega é o conjunto de histórias, lendas e mitos que pertenciam ao imaginário da civilização da Grécia Antiga, apresentando inúmeros deuses, heróis lendários e criaturas fantásticas, além de supostas justificativas para o surgimento do Universo e da vida.

2)Jean-Pierre Vernant: A origem dos mitos. ... Não há o mito, há relatos, há narrações, é como eles falam. Os homens narram, eles narram coisas; quando não há escrita, narram oralmente, eles as transmitem por tradição oral, e é isso que chamamos de mito.

Explicação:

Perguntas similares