• Matéria: Português
  • Autor: lessacosta1234
  • Perguntado 4 anos atrás

Por que não conseguimos fazer greve de sono?

Por mais banho gelado que tome, chega uma hora em que o sujeito apaga. Literalmente. Fazer greve de sono é impossível. Em média, após 96 horas de privação, o indivíduo não aguenta e sofre um rebote de sono, diz a pneumologista Lia Rita Azeredo Bittencourt, da Associação Brasileira do Sono. E, segundo a neurologista Andrea Bacelar, da Sociedade de Neurofisiologia Clínica do Rio de Janeiro, não há café, mate ou guaraná que de jeito. E por um motivo simples. tais substâncias, explica ela, não têm efeito acumulativo. É importante não brigarmos nunca com esse fenômeno fisiológico involuntário chamado sono, porque, nessa briga, só existe um vencedor. E, dependendo da atividade que estivermos realizando, podemos colocar nossa vida e a de terceiros em risco, diz Andréa. Mesmo assim, contrariando as previsões médicas, o finlandês Toimi Soini bateu, em 1964, o recorde mundial de privação de sono: 276 horas (ou 11 dias e meio). A façanha foi reconhecida pelo Guinness Book, o livro dos recordes, em 1989, mas a categoria foi extinta pouco depois. Motivo? Causava muitos males à saúde dos candidatos.

Werneck, Alexandre. Galileu, ed 213. Globo, abr p. 32. *Adaptado: Reforma Ortográfica.

Segundo o texto, o Guinness Book extinguiu a categoria recorde mundial de privação de sono, porque

A) o vencedor da disputa será o sono.
B) o número de candidatos não é suficiente. C) a greve de sono prejudica a saúde dos participantes.
D) a greve de sono não é uma ação provável e possível.
E) o sono é estimulado por substâncias não recomendáveis.​

Respostas

respondido por: jaquersantana
2

Resposta:

A resposta correta e que deve ser marcada é a:

C) a greve de sono prejudica a saúde dos participantes.

Conforme informado pelo texto, a categoria recorde mundial de privação de sono foi extinta porque causava muitos males à saúde dos candidatos.

Essa informação está presente já no final do texto, segue o trecho:

[...] o finlandês Toimi Soini bateu, em 1964, o recorde mundial de privação de sono: 276 horas (ou 11 dias e meio). A façanha foi reconhecida pelo Guinness Book, o livro dos recordes, em 1989, mas a categoria foi extinta pouco depois. Motivo? Causava muitos males à saúde dos candidatos.

Bons estudos!

Perguntas similares