• Matéria: Biologia
  • Autor: jorginho0123
  • Perguntado 4 anos atrás

A restrição à venda de antibióticos no Brasil foi uma medida tomada em função do aparecimento de bactérias super-resistentes. Atualmente, com os avanços na área da genética e da biologia molecular, uma das explicações aceitas para o surgimento dessas bactérias é a ocorrência de mutações, a partir das quais haveria uma mudança aleatória em um determinado gene, e, dessa forma, as bactérias passariam a apresentar resistência ao antibiótico.
No passado, sem o conhecimento da genética e da biologia molecular, Lamarck e Darwin elaboraram explicações para o surgimento de novas variedades de seres vivos.

Nesse contexto, como pode ser explicado o surgimento de bactérias super-resistentes

a) com base na teoria da evolução de Lamarck?

b) com base na teoria da evolução de Darwin?

Respostas

respondido por: jf66571025
29

Resposta:

Com base na teoria de Lamarck, as bactérias teriam sofrido mudanças genéticas em decorrência do contato com o antibiótico, ou seja elas teriam ficado "mais fortes". Com base em Darwin, dentro da população de bactérias, antes mesmo do contato com o remédio, existiam indivíduos previamente resistentes ao antibiótico. As outras bactérias teriam sido mortas pelo medicamento, e as que já eram resistentes reproduziram, gerando novas bactérias resistentes.

Explicação:

Perguntas similares