Responda as questões:
Qual a origem das Festas Juninas?
Quais as comidas típicas dessas festividades?
Respostas
Resposta:
1)O começo da festa junina ao Brasil remonta ao século XVI. As festas juninas eram tradições bastante populares na Península Ibérica (Portugal e Espanha) e, por isso, foram trazidas para cá pelos portugueses durante a colonização, assim como muitas outras tradições.
2)As comidas de festa junina são tudo de bom, não é mesmo? Bolo, cachorro quente, quentão, maçã do amor, pamonha…
...
Entre as comidas típicas do Sul, merecem destaque:
Quentão com vinho. ...
Salsichão. ...
Arroz carreteiro. ...
Churrasco. ...
Pinhão.
Resposta:
A) Os historiadores apontam que as origens da festa junina estão diretamente relacionadas a festividades pagãs realizadas na Europa na passagem da primavera para o verão, momento chamado de solstício de verão. Essas festas eram realizadas como forma de afastar os maus espíritos e qualquer praga que pudesse atingir a colheita. Para melhor entendermos isso, é preciso considerar que o solstício de verão no hemisfério norte acontece exatamente no mês de junho.
As comemorações realizadas por diferentes povos pagãos europeus começaram a ser cristianizadas a partir do momento em que o Cristianismo se consolidou como a principal região do continente europeu. Assim, a festa originalmente pagã foi incorporada ao calendário festivo do catolicismo.
Essa foi uma prática comum da Igreja Católica. Para facilitar a conversão dos diferentes povos pagãos, fazia-se uma aculturação das festividades, adicionando-as ao calendário católico e acrescentando nelas elementos cristãos. Outra festa na qual essa prática se repetiu, por exemplo, foi a comemoração do Natal, que acontece todo mês de dezembro.
A cristianização da festa está diretamente relacionada ao estabelecimento de comemorações de importantes figuras do catolicismo, exatamente na época da passagem para o verão, entre as quais se destacam Santo Antônio (homenageado dia 13 de junho), São João (dia 24) e São Pedro (dia 29). Por fim, muitos elementos típicos das comemorações pagãs ganharam novo significado.
B) Não é à toa que a maioria das comidas típicas das festas juninas são. feitas de milho, afinal, junho é mês de colhê-lo em muitas regiões. Tem opção para todos os gostos: pamonha, curau, milho cozido, canjica (ou mungunzá), cuscuz, pipoca, bolo de milho, broa de milho, bolo de fubá.
Explicação:
espero ter ajudado