quem eram os homens que foram trazidos para serem empregados na produção da borracha da Amazônia foram inclusive chamada de soldados da Borracha?
Respostas
Resposta:
Esses novos seringueiros receberam a alcunha de Soldados da Borracha, numa alusão clara de que o papel do seringueiro em suprir as fábricas nos EUA com borracha era tão importante quanto o de combater o regime nazista com armas. Manaus tinha, em 1849, cinco mil habitantes, e, em meio século, cresceu para 70 mil.
A grande maioria dos seringueiros era composta de analfabetos, que mal podiam perceber as trapaças do patrão com a contabilidade, e, aqueles que questionavam as contas do patrão sofriam coação pela violência, sendo muitas vezes queimados vivos com a borracha sobre eles.
Soldados da Borracha foram os brasileiros que entre 1943 e 1945 foram alistados e transportados para a Amazônia pelo Semta, com o objetivo de extrair borracha para os Estados Unidos da América (Acordos de Washington) na II Guerra Mundial.
Explicação:
Resposta:
Olá!
Os seringueiros adotavam técnicas de extração indígenas para retirar uma seiva transformada em uma goma utilizada na fabricação de borracha. Não constituindo em uma modalidade de trabalho livre, esses seringueiros estavam submetidos ao poder de um “aviador”.
Espero ter ajudado!
Bons estudos!