O 2° princípio da Termodinâmica pode ser enunciado da seguinte forma: "É impossível construir uma máquina térmica operando em ciclos, cujo único efeito seja retirar calor de uma fonte e convertê-lo integralmente em trabalho." Por extensão, esse princípio nos leva a concluir que: * 1 ponto a) qualquer máquina térmica necessita apenas de uma fonte quente; b) sempre se pode construir máquinas térmicas cujo rendimento seja 100%; c) somente com uma fonte fria, mantida sempre a 0°C, seria possível a uma certa máquina térmica converter integralmente calor em trabalho; d) qualquer máquina térmica retira calor de uma fonte quente e rejeita parte desse calor para uma fonte fria. (UFSM) Na primeira fase da revolução industrial, o processo de exploração do carvão, na Inglaterra, foi melhorado com a utilização de máquinas a vapor, para retirar a água acumulada nas minas. Considere uma máquina a vapor representada pelo esquema seguinte: Q2 é a energia retirada do reservatório de maior temperatura (T2) a cada ciclo. Q1 é a energia cedida ao reservatório de menor temperatura (T1). Enquanto τ é a energia associada ao trabalho da máquina sobre a vizinhança. Então, analise as afirmativas: I. Pela primeira lei da Termodinâmica, em valores absolutos, Q 1 Q2 = τ. II. Se o esquema representa uma máquina reversível, o ciclo termodinâmico realizado pela substância de trabalho é formado por duas isotermas e duas adiabáticas. III. Como o reservatório de temperatura mais alta perde energia e o reservatório de temperatura mais baixa ganha energia, T2 diminui e T1 aumenta; por isso o rendimento diminui com o tempo. 2) Está(ão) correta(s): * 1 ponto a) apenas I. b) apenas II. c) apenas III. d) apenas I e II.
Respostas
1) Pela 2ª Lei da Termodinâmica é impossível transformar integralmente a energia recebia por uma máquina térmica em trabalho. Nas alternativas da questão podemos ressaltar:
a) É possível fornecer calor a uma máquina utilizando mais de uma fonte quente;
b) É impossível;
c) É impossível;
d) Calor é um tipo de energia e o trabalho é a variação de energia cinética, logo são grandezas homogêneas.
Correta: Letra d
2) A Revolução Industrial foi um marco tecnológico interessantíssimo quando se fala em aplicações de leis físicas ligadas à transferência de calor. Com relação às alternativas, temos
I - Pela primeira lei da Termodinâmica, em valores absolutos, a relação correta deveria ser Q1 - Q2 = τ, pois a energia recebida Q1 não pode ser transformada integralmente em trabalho, ainda mais aumentada para gera-lo.
II – Se as fontes 1 e 2 fossem isotermas e adiabáticas, o ciclo poderia ser revertido, pois não haveria perda de energia.
III – Se o fornecimento de energia da fonte quente se diminuir, a lógica é a energia para fonte fria também diminuir.
Revendo as reflexões sobre as alternativas da questão, repense qual(is) é(são) verdadeira(s).