Respostas
Resposta:
No entanto, no período do pós-guerra, foi afetado por um crescimento econômico fraco e uma ditadura política corrupta instituída em 1952 pelo mesmo Batista que anteriormente ajudou a colocar seu país em um caminho aparentemente democrático. Era também um país cuja longa história de dependência econômica e outras dependências dos Estados Unidos alimentava ressentimentos nacionalistas, embora o controle da indústria açucareira e de outros setores econômicos pelos interesses dos EUA estivesse diminuindo gradualmente. Embora as condições para uma mudança revolucionária estivessem presentes, a direção particular que Cuba tomou deve muito ao gênio idiossincrático de Fidel Castro, que, após expulsar Batista no início de 1959, procedeu por etapas para transformar a ilha no primeiro estado comunista do hemisfério, em estreita aliança com a União Soviética.
Explicação:
Bons estudos, pode copiar não tem no Google <33
Os conflitos Estados Unidos e União Soviética antes mais concentrados entre si e no território europeu, com a revolução cubana e a aproximação desta com a URSS, trouxeram este confronto para territórios latino-americanos.
Revolução cubana e suas características.
A revolução cubana com a liderança de Fidel Castro e Che Guevara, os mais conhecidos, tinham por objetivo retirar a influência norte americana na ilha cubana e também ter uma aproximação maior com a União Soviética.
Esta aproximação por sua vez trouxe os olhos dos Estados Unidos para a região latino-americana, com receio de que os ideais da URSS se espalhassem, começou uma série de episódios de tensão na região, inclusive os Estados Unidos criou uma aliança para que alguns países não entrassem nesta lista de simpatizantes do governo soviético.
Para mais informações sobre a revolução cubana: https://brainly.com.br/tarefa/7794128