Cite 03 características do Império Carolíngio presentes na sociedade feudal.
Respostas
Resposta:
Principais Características
A principal característica política administrativa do Império Carolíngio foi a distribuições de terras entre os oficiais e soldados mais leais à realeza, mediante um juramento de fidelidade ao Imperador.
Características gerais
Manteve-se a preservação da cultura greco-romana e investiram em escolas e no desenvolvimento das artes, além da criação de um novo sistema monetário. Este período ficou conhecido como o Renascimento Carolíngio.
Explicação:
Características gerais
Educação, administração e arte carolíngias
Além das conquistas territoriais alcançadas no Império Carolíngio, outras áreas tais como a cultural, educacional e administrativa avançaram muito. Manteve-se a preservação da cultura greco-romana e investiram em escolas e no desenvolvimento das artes, além da criação de um novo sistema monetário. Este período ficou conhecido como o Renascimento Carolíngio.
A manutenção dos conhecimentos clássicos (gregos e romanos) foi o principal objetivo da reforma educacional do império de Carlos Magno. As escolas funcionavam junto aos mosteiros (escolas monacais), aos bispados (escolas catedrais) ou às cortes (escolas palatinas), onde eram ensinadas as sete artes liberais, a saber: aritmética, geometria, astronomia, música, gramática, retórica e dialética.
Para melhor administrar o vasto território, as regiões do Império de Carlos Magno foram divididas em condados, que eram administrados pelos condes. O monarca realizou doações de terras a todos os nobres que o auxiliavam durante as batalhas. O desempenho dos condes era fiscalizado pelos funcionários que ocupavam o cargo de missi dominici (“enviados do senhor”), que eram os enviados do imperador para fiscalizar os territórios, cabendo a eles verificar e avisar acerca da cobrança dos impostos, aplicação das leis etc.
A arte carolíngia foi muito influenciada pelas culturas grega, romana e bizantina, destacando-se a construção de palácios e igrejas, além das iluminuras (pequenos livros com muitas ilustrações, com detalhes em dourado) e os relicários (recipientes decorados para guardar relíquias sagradas)