A eficiência energética é uma forma de comparar duas edificações, sendo que será mais eficiente aquela que proporcionar o mesmo nível de conforto com um menor gasto de energia. Há uma grande preocupação com a economia de energia nos nossos dias. O homem busca o conforto ambiental desde os primórdios da história. Podemos lembrar que, na pré-história, ele já procurava um local para se proteger das intempéries, aquecia-se com o fogo, buscando sentir-se confortável em cada variação do clima. Com o passar do tempo, essas estratégias foram evoluindo; essa arquitetura, tão primordial, tão pura, é o que chamamos de arquitetura vernacular e temos muito a aprender com ela.
CARDOSO, A. P.; LAROCCA, A. G.; CATÂNIO, R. Conforto Ambiental. Maringá: Unicesumar, 2018.
O conforto ambiental é a forma que podemos descrever o nível de satisfação de um ser humano dentro de um espaço. Um espaço que está em conformidade, com o conforto ambiental, proporciona boas condições psicológicas, acústicas, visuais, térmicas, de qualidade do ar e ergonômicas para a realização de uma tarefa humana, seja de lazer, trabalho, descanso ou estudo.
Considerando a questão “eficiência energética” e se tratando de conforto ambiental aplicado a nossa área de atuação, comente sobre a troca de temperaturas nos mais variados ambientes internos, e como podemos de alguma forma, atingir o conforto térmico nos espaços, considerando o papel do designer de interiores na execução de projetos. Explore em sua resposta a combinação de variáveis e soluções naturais e artificiais que tenham como objetivo o conforto térmico.
Respostas
Existem diversas variáveis que contribuem para o conforto térmico do ser humano em sua residência, tais como as variáveis biológicas (metabolismo e as vestimentas), ambientais (temperatura e velocidade do ar, umidade, etc..) e diversas outras, como idade e hábitos. É utilizando essas variáveis que podemos traçar estratégias que auxiliam no controle e estabilização do conforto térmico.
Uma das estratégias adotadas se baseia no material das telhas, tais como telhas de metais e cerâmicas que ajudam no isolamento térmico das residências. A utilização dos Drywalls associados com mantas podem também exercer a função de isolar os ambientes e manter as temperaturas estáveis. Dentre os materias que podem ser utilizados nas construções, e até mesmo conjuntamente com Drywalls e a cobertura da casa, temos as mantas térmicas e as espumas, que se consolidam como bons isolantes térmicos.