Respostas
Resposta:
O empreendedor é aquele indivíduo que é criativo, inovador, arrojado, que estabelece estratégias que vão delinear seu futuro. É aquele que sabe determinar quais e como seus produtos ou serviços serão colocados no mercado. É o que estabelece metas, que inicia projetos, que controla resultados, que visualiza e busca o sucesso de seu empreendimento.
O que é ser empresário? Quando falamos de empresário falamos de alguém que conduz uma organização. É aquele que realiza uma atividade profissional, estruturada para comercializar bens ou serviços. Segundo a legislação brasileira, existem dois tipos de empresários no país: Individual: pessoa física que organiza a empresa de maneira individual.
Explicação:
DIFERENÇA
Compreender quem é o empreendedor passa por entender o que é empreendedorismo. “É a capacidade de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade”. O empreendedor é a pessoa que sabe colocar tudo isso em prática. Pode ser abrindo um negócio ou concebendo um projeto. Exemplos de empreendedores de sucesso não faltam. Sua postura é focada na paixão por ter ideias, inovar e gerar riquezas e mudanças no cotidiano das pessoas.
O empreendedor costuma ser identificado pelas seguintes características:
– Tem iniciativa;
– É persistente;
– Planeja suas ações;
– Tem autoconfiança;
– É líder;
– Age com coragem;
– Preza pela eficiência;
No caso do empresário, ele pode até possuir algumas das características do empreendedor. Mas suas competências estarão sempre voltadas para a perpetuação do negócio ou da empresa. Empresários abrem suas empresas, mas muitos compram ou herdam negócios prontos. E assim, optam por administrá-los sem grandes inovações, seguindo a risca a forma como era gerenciado.
Ao contrário do empreendedor, o empresário não é um realizador de novas ideias somando criatividade e imaginação. Ele dificilmente corre os riscos de um empreendedor. Importa ter uma visão mais concreta do que é ter e gerenciar um negócio. O empresário quer manter rotina financeira, gerenciar equipe ou aumentar vendas. Ou seja, empreendedor é paixão, empresário é profissão.
RESUMO:
Apesar de normalmente serem palavras associadas à mesma coisa, na prática, há uma grande diferença entre esses dois perfis. Basicamente, ser empresário é uma profissão, enquanto ser empreendedor está muito mais ligado a uma postura, uma forma de ver o mundo.