Respostas
Sla acho q eh Daiara.
Resposta:
A religião Xamanista acredita que existe uma multidão de espíritos e almas. A vida entre os seres chamados Criadores é um paralelo com a sociedade Tuc(k)ano, que é dominada pelos homens. As divindades fêmeas parecem ser iguais em status que as masculinas. Ye’pá é a Mãe, em contraste com o método de ganhar esposas por raptar as moças de outras malocas. A terra é considerada o corpo de Ye’pá, as árvores são os cabelos, os animais e os humanos são os piolhos hospedados no corpo dela.
Maloca: é um mundo simbólico construído para os pajés curarem os doentes e entrarem em contato com os antepassados e com os Criadores.
O Pajé: Ele pode curar, aconselhar, dirigir os ritos de passagem de casamento e de morte. Ele convive e conversa com os Criadores e até pode tornar-se “marido” de uma das deusas. Planta as ervas medicinais para cura, para que elas façam amizade com as "Gentes Doenças" ou os espíritos das enfermidades. Cada doença tem seu remédio específico ministrado por feitiçarias e cerimônias que protegem contra o ciúme da "Gente Doença".
Práticas Religiosas: Os tuc(k)anos são conhecidos pelo uso de coca, tabaco e alucinógenos que são relacionados as práticas mágicas-religiosas do passado. Além da cura, Xamãs praticam feitiçaria e envenenamento.: