Me ajudemmm
1- Vacina Sim! A campanha é fundamental para ampliar a conscientização sobre a relevância da vacinação contra a covid-19. Escreva como uma vacina funciona no nosso organismo e a sua importância no controle da pandemia.
Respostas
Resposta:
O estímulo para produção de anticorpos pela vacina ocorre pela apresentação ao nosso corpo do vírus ou da bactéria, mas de uma maneira que o vacinado não adoece e, ainda assim, adquire imunidade.
Explicação: bônus estudos
Resposta:
Os efeitos adversos da vacina podem ocorrer. Os mais comuns costumam ser leves e duram pouco. Uma vacina só pode ser aprovada para uso se os seus efeitos colaterais graves são raros, e os leves são curtos.
São exemplos de efeitos adversos comuns que duram até 48 horas: dor e vermelhidão no local da aplicação, mal-estar, dor de cabeça e febre.
Efeitos adversos mais raros e graves acometem menos de 1% dos vacinados e incluem reação alérgica grave e choque anafilático.
Os efeitos colaterais podem estar associados à própria vacina, ou, muitas vezes, à ansiedade pela vacinação ou a algum evento que coincidiu com a vacinação, mas não tem relação com ela.
Explicação:
Quem não se vacina não coloca apenas a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas com quem tem contato, além de contribuir para aumentar a circulação de doenças. Tomar vacinas é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças graves e de suas complicações, que podem até levar à morte.
A maioria das doenças que podem ser prevenidas por vacina são transmitidas pelo contato com objetos contaminados ou quando o doente espirra, tosse ou fala, pois ele expele pequenas gotículas que contém os agentes infecciosos. Assim, se um indivíduo é infectado, pode transmitir a doença para outros que também não foram imunizados.
Graças à vacinação, houve uma queda drástica na incidência de doenças que costumavam matar milhares de pessoas todos os anos até a metade do século passado - como coqueluche, sarampo, poliomielite e rubéola. Mas, mesmo estando sob controle hoje em dia, elas podem rapidamente voltar a se tornar uma epidemia caso as pessoas parem de se vacinar.