1)
Sabemos que a tese do branqueamento teve grande repercussão no Brasil, no início do século XX, principalmente a partir do médico e antropólogo carioca João Baptista de Lacerda. Segundo este antropólogo, a miscigenação era algo positivo.
Escolha a alternativa em que há uma correta interpretação sobre a tese do branqueamento.
Alternativas:
a)
Segundo esta tese o branqueamento não é uma questão de cor da pele, mas do caráter.
b)
De que um dia as pessoas poderiam se submeter ao branqueamento através da medicina.
c)
Tese segundo a qual a mistura entre brancos e negros deveria ser abolida definitivamente.
d)
A tese reside a ideia de melhoramento genético por meio da mistura entre brancos e negros.
2)
Ao falarmos de ações afirmativas e cotas para negros em nosso país, vimos que este foi um meio para minimizarmos tantas injustiças e desigualdades raciais ocorridas desde o período colonial.
Mas, o que são ações afirmativas?
Alternativas:
a)
Ações afirmativas são todas aquelas que trazem algum benefício ético, político ou econômico para nosso país, diferentemente das chamadas ações negativas.
b)
Um conjunto de políticas públicas e privadas de caráter compulsório, facultativo ou voluntário, concebidas com vistas ao combate da discriminação de raça, gênero etc.
c)
São aquelas ações concebidas no sentido de reverter as injustiças contra os grandes latifundiários, que tiveram prejuízos com o fim da escravidão.
d)
São todas as ações filantrópicas com vistas a resgatar a dignidade das pessoas. Geralmente são feitas com negros, índios, mulheres e crianças.
3)
Sabemos que existem em nosso país políticas de reparações, de reconhecimento, valorização e ações afirmativas que visam ressarcir os descendentes de africanos negros, dos danos psicológicos, materiais, sociais, políticos e educacionais sofridos sob o regime escravista.
Qual o verdadeiro objetivo destas políticas e ações afirmativas?
Alternativas:
a)
O objetivo é meramente político e econômico, ou seja, eleitoreiro.
b)
O objetivo é criar uma espécie de "nova segregação racial" no Brasil.
c)
O objetivo é combater o racismo e toda sorte de discriminações.
d)
O objetivo é fazer com que haja uma supremacia negra no país.
4)
As ações afirmativas e as políticas de reparação em nosso país dependem não apenas de de condições físicas e materiais, mas também de condições intelectuais favoráveis ao ensino-aprendizagem em que alunos(as) negros(as) e não-negros(as), juntamente com seus(as) professores(as) se sintam valorizados(as) e apoiados(as).
Segundo as informações obtidas na web aula responda: o que é preciso fazer para que isto realmente aconteça?
Alternativas:
a)
É preciso revisar e adequar os currículos a essa temática e oferecer aos professores qualificação e aperfeiçoamento pedagógico.
b)
É preciso, antes de tudo, dar as condições econômicas para que as pessoas discriminadas possam recorrer à justiça.
c)
É preciso incentivar os negros de nosso país a lutar por cargos políticos e posições econômicas mais significativas na sociedade.
d)
É preciso fazer com que professores se sintam mais motivados a tratar desta temática. Para tanto, devem receber incentivo financeiro.
5)
Vimos, em nossa web aula 2, que é a partir da miscigenação que entra em cena a figura do mulato. Infelizmente acreditou-se, durante muito tempo, que ser negro no Brasil era algo negativo. Por outro lado, ser branco era um privilégio. Já o mulato estava numa posição intermediária entre o negro e o branco. Na verdade, tudo isso mostra o quanto o nosso povo sofreu e ainda sofre com o racismo.
De acordo com Gomes, qual a diferença entre preconceito racial e discriminação racial?
Alternativas:
a)
O preconceito racial é um julgamento negativo sobre as pessoas. A discriminação racial é o racismo na prática.
b)
O preconceito racial é o racismo na prática, enquanto a discriminação racial é apenas um julgamento negativo sobre as pessoas.
c)
O preconceito racial é quando a pessoa não gosta de uma raça, embora a respeite. A discriminação racial é o julgamento sobre as raças.
d)
O preconceito racial caracteriza um julgamento prévio sobre uma raça. A discriminação racial é a política de cotas para negros.
Respostas
respondido por:
6
Decarli, a numero é a letra d pois esse João Baptista acreditava que se misturassem as raças, a população iria embranquecer e com o tempo sufocar a população negra. A numero dois , acredito ser a letra b, 3 letra c ... As outras duas nao posso responder pois nao vi a web aula 2 rs espero ter ajudado ! beijos
Adriano4175:
Respostas
É preciso revisar e adequar os currículos a essa temática e oferecer aos professores qualificação e aperfeiçoamento pedagógico.
O preconceito racial é um julgamento negativo sobre as pessoas. A discriminação racial é o racismo na prática.
conforme web aula
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás