Respostas
Desde sempre, quando dizia que queria estudar moda e ser uma estilista, me perguntavam: “mas você não vai fazer aquelas roupas estranhas que ninguém vai usar, né?”. O que as pessoas fora do ramo da moda não entendem é que o que aparece nas passarelas são as tendências apresentadas de maneira conceitual. Os estilistas mostram, da maneira deles: com muita criatividade e formas diferenciadas, quais serão as tendências da próxima estação.
Portanto, as roupas que vemos nos desfiles são peças conceituais, que servem apenas para apresentar as cores, formas, estampas, tecidos, acessórios que estarão em alta em alguns meses.
Mas, de onde vêm essas tendências? Como elas surgem?
As tendências são criadas através de resultados de pesquisas, análises e estudos sobre fenômenos sociais que acontecem nas ruas ou também de outras áreas, como economia, tecnologia, cinema, novelas, etc. A tendência faz referência e analisa o passado, o presente e dá sinais do que vai acontecer naquele determinado tempo e isso interfere no consumo e comportamento das pessoas. (Há uma hipótese de que as tendências são manipuladas pelas indústrias têxteis, criadas a partir dos tecidos que sobram de confecções e são lançados como tendências para não haver desperdícios; porém não encontrei fontes confiáveis afirmando isso).
“A moda é o espelho da sociedade, as tendências identificam os desejos desta sociedade” - autor desconhecido.