Qual foi o estopim que motivou os militares a realizarem o fechamento do regime por meio do ato institucional n°5? a)Um sequestro realizado pela Vanguarda Popular Revolucionária. b)Um protesto estudantil no Rio de Janeiro. c)O discurso do deputado Márcio Moreira Alves. d)Denúncias realizadas pela imprensa. e)Greve geral dos trabalhadores no ABC.
Respostas
Resposta:
c)O discurso do deputado Márcio Moreira Alves
Explicação:
No dia 2 de setembro de 1968, em uma sessão vazia realizada à noite, o deputado emedebista realizou um discurso no Congresso. Nesse discurso, Moreira Alves pediu que a população boicotasse os eventos de 7 de setembro. Ele acusou o Exército de ser um “valhacouto de torturadores” e pediu que as mulheres, que tivessem relacionamento com militares, boicotasse-os caso eles apoiassem a tortura.
O Exército brasileiro ofendeu-se com o que foi dito pelo deputado e exigiu que ele fosse licenciado (afastado) para que pudesse ser processado. Os parlamentares votaram a exigência dos militares e rejeitaram-na por 216 a 141. Os militares, inconformados, acabaram unindo-se para fechar o regime definitivamente.