1.1. A palavra "conhecimento" traz um duplo sentido: por um lado, designa o ato de conhecer e, por outro, o produto desse ato, ou seja, o saber adquirido. Quando nos referimos ao primeiro sentido, mais dinâmico da palavra, estamos preocupados com o processo a partir do qual construímos o saber. Esse é campo de pensamento da teoria do conhecimento. Assinale a alternativa correta sobre a teoria do conhecimento:
A teoria do conhecimento está interessada em analisar o conhecimento propriamente dito, o saber adquirido, ou seja, aquilo que resulta do ato de conhecer.
A teoria do conhecimento surge como disciplina autônoma na Antiguidade, quando a filosofia passa a se perguntar sobre a realidade do mundo
Descartes, Locke e Hume foram expoentes de uma mesma vertente da teoria do conhecimento: a empirista.
A teoria do conhecimento é uma disciplina que visa compreender o modo com que construímos o conhecimento, questionando sua origem e seus critérios de verdade.
O empirismo é um campo da teoria do conhecimento que subordina a experiência à razão, já que só esta pode afirmar os critérios de verdade.
1.2. A escola é um espaço de encontros entre as diferenças étnicas, religiosas, de gênero e de orientação sexual. Assim, a educação configura-se como cenário de conflitos e tensões, no qual manifestam-se preconceitos e discriminações. Por esse motivo, é necessário que a escola e a educação pensem seu papel na formação de uma sociedade mais igualitária para todos, capaz de lidar com as diferenças, sem excluir.
A partir das relações entre escola, interculturalidade e direitos humanos, assinale a opção correta:
Imagem sem legenda
II e IV estão corretas.
III e IV estão corretas.
I e II estão corretas.
I, II e III estão corretas.
I e III estão corretas.
1.3. A cultura pode ser compreendida como a formação de um conjunto de símbolos que reúne um povo ou uma comunidade específica. O espaço e o tempo nos quais determinado grupo de pessoas vive possuem total influência sobre essa formação, transformando, também, o modo com que lidam com os objetos ao seu redor e com a natureza. Há, assim, diversas formas de relação entre um sujeito e um objeto, de acordo com a cultura a qual ele pertence. Podemos afirmar que são verdadeiras as seguintes sentenças:
Imagem sem legenda
Nenhuma está correta.
I, III, IV e V são corretas.
III, IV e V são corretas.
II, IV e V são corretas.
I, II e V são corretas.
1.4. As teorias construtivistas se criaram em diversos contextos e países e sua influência no campo educacional foi tão forte que tornou comum encontrarmos escolas que se autodeclaram construtivistas. Mas, não basta afirmarmos a quais teorias recorremos, é preciso conhecê-las e saber aplicá-las. A partir de seus conhecimentos sobre as teorias construtivistas, assinale a alternativa correta:
Imagem sem legenda
São corretas a I, II e IV.
São corretas a I, III e IV.
Todas são corretas.
São corretas a II, IV e V.
São corretas a I e IV.
2. A relação entre educação e sociedade é intrínseca e existem diversas perspectivas a partir das quais se pensa essa relação. Uma das formas de pensar tal relação se dá a partir do questionamento sobre o sentido da educação na e para a sociedade. A partir desse questionamento, constituíram-se três tendências filosófico-políticas, preocupadas, cada uma a sua maneira, com o sentido da educação, bem como o direcionamento de seu campo de ação em relação à sociedade. Essas três tendências podem ser resumidas dessa forma: educação como redenção, educação como reprodução e educação como meio de transformação da sociedade. A partir de seus conhecimentos sobre essas três tendências filosófico-políticas da educação, explique-as e escolha aquela que acredita ser a melhor visão, analisando e justificando sua escolha a partir de uma preocupação político-social.
3. No século XVIII, surgiu um movimento filosófico conhecido como esclarecimento ou iluminismo, pregando a ideia de que o progresso social só seria possível com o desenvolvimento racional do homem. Immanuel Kant, um importante pensador iluminista, corroborava essa máxima ao defender a saída do homem de sua condição de menoridade, a situação de tutela intelectual na qual muitos se encontram, em direção ao esclarecimento. Pensando nas discussões sobre autonomia e heteronomia em Kant, ligada à sua leitura do movimento que conduz o homem para uma situação de maioridade, discorra sobre a importância da educação nesse processo e considere a relação professor-aluno nesse processo? Compare essa perspectiva pedagógica, por fim, com aquela dita tradicional.
Respostas
Resposta:
1.1 Descartes, Locke e Hume foram expoentes de uma mesma vertente da teoria do conhecimento: a empirista.
Explicação:
Descartes, Locke e Hume foram expoentes de uma mesma vertente da teoria do conhecimento: a empirista.
1 - A teoria do conhecimento pode ser entendida como um campo de pesquisa que visa lidar com conceitos como:
- A dúvida;
- A justificação;
- A certeza;
- A crença, entre outros aspectos.
Sobre a base do pensamento de Descartes
A base na construção do pensamento de Descartes era metódica, chegando a conclusão das problemáticas a partir da contradição de outros filósofos.
Seu raciocínio era, preciso, e, sendo assim, Descartes acreditava na existência apenas do ser pensante.
Mais sobre a dúvida metódica:
https://brainly.com.br/tarefa/14391715
2 - Os argumentos que partiram do texto, foram utilizados por aqueles contra a discussão sobre gênero na sala de aula, afirmam que não existe o preconceito, quando na realidade de fato ele existe. Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.
O autor apresenta pontos relevantes sobre a discussão, como a necessidade de falar sobre gênero e conscientizar os alunos.
Sobre a necessidade do diálogo sobre gênero
Por fim, podemos construir um argumento favorável a questão de gênero, pois a diversidade tem uma grande importância e não só os alunos mas os pais também devem ser introduzidos nessa conscientização para que possamos viver em um ambiente cada vez mais equilibrado.
Mais sobre o movimento feminista:
https://brainly.com.br/tarefa/24131758
3 - As alternativas I, III, IV e V estão corretas. A prática escolar multicultural é introduzida em sala de aula, um dos objetivos principais dessa ação é promover a igualdade e a coletividade por parte dos alunos, onde mesmo que tendo diferentes vidas sociais, a cultura poderá ser um excelente gatilho para a permanência e busca de ideias mais elaboradas.
Sobre a pluralidade no ambiente escolar
A pluralidade no ambiente escolar auxilia o aluno em sua formação, socializando e vivendo experiências nesse contexto.
Assim, a cultura e a educação são as únicas ferramentas que podem ajudar a criança em sua fase de formação.
Mais sobre a cultura:
https://brainly.com.br/tarefa/12782574
4 - No campo educacional as teorias construtivistas vão desde a formação do conhecimento através do currículo quanto a passagem das experiências de vida. Todas estão corretas.
Um exemplo de atividade seguindo a base construtivista
Nessa modalidade, uma feira com todos as regiões, apresentando costumes locais, histórias locais, contos, culinária, pode unir os alunos e promover uma troca interessante, por isso, é interessante que se realize atividades que falem sobre todas as regiões do Brasil.
Mais sobre a interdisciplinaridade:
https://brainly.com.br/tarefa/14009042
5 - Uma sociedade escolarizada tem a educação como pilar central não só nos investimentos para a formação do indivíduo como no crescimento social e econômico.
Sobre a educação no Brasil e seu papel
A educação no Brasil, passa por um processo dinâmico de execução, onde os educadores e profissionais responsáveis pela formação de alunos, e, seres sociais, se adaptam as relações sociais, tendo profundo ligamento com a situação política e econômica da nação.
Mais sobre a Gestão educacional:
https://brainly.com.br/tarefa/22393465
6 - A escola tradicional priorizava o individualismo, e, os alunos deveriam seguir aquilo que estava sendo passado pelo professor sem questionamentos, ou seja, essa modalidade era rígida e tinha como propósito o incentivo a memorização do conteúdo.
O iluminismo enquanto movimento
O iluminismo marcou a expansão dos movimentos intelectuais na Europa a partir do Século XVIII, servindo de influência para diversos outros movimentos como a Revolução Francesa e até mesmo as revoluções industriais que se iniciaram na Inglaterra.
Assim, suas características iam em direção a busca da razão a partir do homem, desvinculando o pensamento sobre a igreja, ou seja, o homem é o pilar do conhecimento, e o educador deve atuar como um mediador do processo.
Mais sobre o conhecimento:
https://brainly.com.br/tarefa/23216509