• Matéria: História
  • Autor: milenasilva16angra
  • Perguntado 4 anos atrás

quais as diferenças entre a reapresentação da cartografia tradicional e a reapresentação apresentada por jorge cintra​

Anexos:

Respostas

respondido por: manelitodebobolito
17

Resposta:

Neste artigo, analisa-se o mapa clássico das capitanias hereditárias da América Portuguesa quando foram criadas na primeira metade do século XVI, apontando-se alguns problemas de representação e propondo um novo desenho a partir de fontes primárias como as cartas de doação e forais e a cartografia da época, em particular o mapa de Bartolomeu Velho. As principais alterações propostas referem-se às linhas de divisa nas capitanias do norte, que devem correr segundo meridianos e não segundo paralelos; à particular configuração das capitanias do sul, com linhas dirigindo-se a noroeste; à divisão em quinhões das capitanias de Aires da Cunha e de João de Barros e à existência de terras não distribuídas.

Explicação:

respondido por: juliellenluizcunha
5

O modelo cartográfico de Jorge Cintra faz a divisão das capitanias hereditárias com base em vários documentos da época, trazendo assim mais detalhes da subdivisão sobretudo das capitanias do norte da colônia.

As capitanias hereditárias

O Brasil Colônia teve seu território, inicialmente, dividido em 14 capitanias, as quais foram doadas para algumas pessoas de influência em Portugal, para que pudessem desenvolver as terras brasileiras.

O sistema de capitanias hereditárias não deu certo em todas as unidades, pois devido a grande extensão das terras e desconhecimento do território, foi muito difícil para os donos da terra administrarem essas propriedades.

Aprenda mais sobre as capitanias hereditárias aqui: https://brainly.com.br/tarefa/1639128

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares