Marx e Engels na obra de 1848, capítulo 1. Burgueses e Proletários, afirmam que: “De todas as classes que ora enfrentam a burguesia, só o proletariado é uma classe verdadeiramente revolucionária”. (MARX; ENGELS, 1999, p. 24). Analise as sentenças e indique quais expressam as justificativas de Marx e Engels para a presente afirmação.
I – As classes médias, ou seja, pequenos comerciantes, pequenos fabricantes, artesãoes, camponeses, comatem a classe burgês porque esta compromete sua existência como classes médias. Não são, pois, revolucionárias, são conservadoras, mais ainda, são reacionárias, pois pretendem fazer girar para trás a roda da História
II – Só o proletariado é uma classe verdadeiramente revolucionária pois, as outras classes degeneram e perecem com o desenvolvimento da grande indústria, o proletariado pelo contrário, é seu produto mais autêntico.
III – As classes médias, a camada inferior da sociedade atual, não pode erguer-se, pôr-se de pé, sem fazer saltar todos os estratos superpostos que constituem a sociedade oficial.
IV – As classes médias, quando são revolucionárias é em consequência de sua iminente passagem para o proletariado, não defendem então seus interesses atuais, mas seus interesses futuros, abandonam seu próprio ponto de vista para se colocar no proletariado.
São corretas as alternativas:
I, II e III.
I e IV.
I, II e IV.
II e IV.
Todas as alternativas.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
I, II e IV
Explicação:
O proletariado, a camada mais baixa da sociedade atual, não pode erguer-se, pôr-se de pé, sem fazer saltar todos os estratos superpostos que constituem a sociedade
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás