Categoria:
Autor:
2BIM - LP - Em busca de uma alimentação saudável - 7º ano EFII - 18/06/21
(EF67LP21) – Divulgar resultados de pesquisas por meio de apresentações orais, painéis, artigos de divulgação científica, verbetes de enciclopédia, podcasts científicos etc..
18/06/21 - 7º ano EF - Língua Portuguesa - Em busca de uma alimentação saudável
Leia o texto abaixo e responda ao que se pede.
Com todas as cores
A alimentação saudável é aquela que tem nutrientes de todos os tipos. Os alimentos devem ser, de preferência, naturais e preparados com muito cuidado para preservar todas as suas propriedades.
“Nenhum alimento, isoladamente, fornece tudo de que uma pessoa precisa consumir para ter um crescimento saudável”, alerta Sônia Tucunduva, nutricionista da USP (Universidade de São Paulo). Cada alimento desempenha uma função no organismo.
Por isso é importante ter um prato bem colorido, com proteínas, carboidratos e vitaminas, entre outros. Mas os alimentos devem ter qualidade e ser consumidos nas quantidades certas, sem excessos, e em ambientes calmos.
“Quando orientadas, as crianças são capazes de selecionar e de comer bons alimentos”, diz.
O QUE NÃO PODE FALTAR NO SEU PRATO
Carboidratos: Fornecem energia para o corpo se movimentar. Os carboidratos estão no pão, no milho, no arroz, nos biscoitos e nas batatas. Se você ingerir quantidades certas de carboidratos, evita que o organismo utilize a proteína como fonte de energia, deixando-a desenvolver o papel de construtora. Em excesso, os carboidratos são prejudiciais à saúde, provocando a obesidade.
Fibras: Não são digeridas, mas têm a importante função de ajudar o alimento a se movimentar no intestino. Encontramos fibras nas frutas, nas verduras e nos cereais integrais.
Gorduras: Fornecem ao organismo uma fonte concentrada de energia, que pode ser armazenada. Além de contribuir para o sabor, o aroma e a textura dos alimentos, as gorduras mantêm a temperatura do corpo. É importante comer a quantidade certa de gordura, pois, em excesso, ela pode causar problemas, como doenças no coração.
Proteínas: São como tijolos que compõem as paredes da casas do organismo, pois constituem os músculos, os ossos, a pele e as células do sangue. As proteínas podem ser de origem animal (carnes, ovos e leite) e de origem vegetal (feijão, lentilha e ervilha).
Vitaminas e minerais: Esses nutrientes auxiliam todas as reações químicas (atividades) do organismo. Alguns deles são importantes para o crescimento. Cálcio, ferro, fósforo e sódio são exemplos de minerais. As vitaminas são identificadas por letras (A, B, C, D e E, entre outras). Eles são encontrados em maior quantidade nos grãos, nos vegetais e nas frutas.
Flavia Torres. Folhinha, pág. F7. In: Folha de SãoPaulo, 2/2/2002.
De acordo com o texto, assinale a única alternativa falsa.
Devemos consumir, de preferência, alimentos naturais.
A alimentação deve ser diversificada, porque um alimento, isoladamente, não fornece tudo o que uma pessoa precisa consumir.
As refeições devem ser feitas em ambientes calmos e, se os pratos forem bem coloridos, não há necessidade de se preocupar com a quantidade.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
respondam gente preciso urgente !
aninhafofinha1012889:
É a D
respondido por:
0
Gentee responde pelo amir de deus por farvor
Perguntas similares
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás