Entre os diferentes autores que discutiram a indústria cultural ou a cultura de massa e tentaram compreender seu papel na sociedade contemporânea, existem posições diferentes e até mesmo antagônicas. Dentre eles destacam-se Theodor Adorno e Max Horkheimer, que criaram o termo indústria cultural para caracterizar a atuação dos meios de comunicação de massa, sobretudo enfatizando que:
a) esses meios ajudavam a sociedade a deixar de ser consumista e a valorizar apenas produtos culturais de qualidade, como todos os que são produzidos pela indústria cultural. b) esses meios funcionavam como uma verdadeira indústria de produtos culturais, visando exclusivamente ao consumo e baseada nos princípios da lucratividade
c) o impacto que a indústria cultural moderna pode provocar no público não é necessariamente negativo, podendo, ao contrário, contribuir para a emancipação desse público.
d) esses meios conseguem levar cultura e informação a pessoas que não tiveram chance de estudar, sendo esta a principal qualidade da indústria cultural.
e) Nenhuma das alternativas anteriores.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Explicação:
termo cultura de massa foi cunhado pelos filósofos e sociólogos da Escola de Frankfurt (considerados pensadores da teoria crítica): Theodor Adorno e Max Horkheimer. ... de uma indústria capitalista, que vende os seus produtos culturais como se ... Nesse sentido, a indústria cultural apropria-se da arte e faz dela um ...
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás