Cite dois acontecimentos que contribuíram para a democratização do conhecimento durante a Idade Moderna e justifique:
Respostas
Resposta:
Dentro da periodização clássica utilizada na História, a Idade Moderna é um dos períodos da história humana e sucedeu a Idade Média e antecedeu a Idade Contemporânea. Cronologicamente, a Idade Moderna começou com a conquista de Constantinopla pelos otomanos em 1453 e se encerrou com a tomada da Bastilha em 1789.
Acesse também: Idade Média — o período que antecedeu a Idade Moderna
O que é a Idade Moderna?
Cronologicamente falando, a Idade Moderna é o período que se estendeu de 1453 a 1789. A visão clássica dos historiadores determinou diversos marcos que são acontecimentos de passagem, isto é, que delimitam o fim de um período e o começo de outro. No caso da Idade Moderna, esses marcos são:
a conquista da cidade de Constantinopla pelos otomanos no ano de 1453;
A tomada da Bastilha pela população parisiense no ano de 1789.
A conquista de Constantinopla e o fim do Império Bizantino em 1453 configuram o marco que inicia a Idade Moderna.[1]
A conquista de Constantinopla e o fim do Império Bizantino em 1453 configuram o marco que inicia a Idade Moderna.[1]
Considerações sobre o conceito de Idade Moderna
Uma consideração importante a respeito desses marcos é o fato de que não podemos interpretá-los de maneira definitiva. Isso significa que a conquista de Constantinopla pelos otomanos em 1453 não fez com que todas as características da Idade Média desaparecessem da Europa em 1454.
Esse fato é entendido pelos historiadores como um marco que ocasionou mudanças significativas na Europa. Essas modificações podem ser percebidas no curto prazo, mas só no longo prazo que de fato as diferenças substanciais se tornaram perceptíveis. E mesmo com a mudança de período, muitas semelhanças perduraram.