As cruzadas entre os séculos XI e XV compuseram contextos para a formação de Estados europeus centralizados na figura do rei. Marque a alternativa que estabelecer corretamente essa relação. *
a) No momento em que os nobres partiram para a reconquista de Jerusalém, os reis venderam seus feudos através de cartas de franquia para a alta burguesia, podendo assim financiar exércitos para consolidação do seu poder.
b) Durante a ampliação dos mercados em meio às "Guerras Santas", a burguesia apresentava nítidos sinais de organização para uma revolução liberal iminente, em oposição, a nobreza se une ao rei para formar um Estado absolutista.
c) Em diversas situações os altos investimentos da nobreza sobre as cruzadas, os enfraqueceram frente às revoltas populares, nesses casos, a solução foi fortalecer um rei com um exército unificado e permanente para garantia de seus privilégios.
d) Devido ao poder da Igreja Católica se ver ameaçado pela constituição de exércitos estatais, o papa Urbano II convocou as cruzadas em 1095 para reunificar o poder militar sobre os seus propósitos.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
D confia Boa noite espero tem ajudado
wotaku68:
Blz, boa noite, vlw :)
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás