Frederick Irving Herzberg foi um psicólogo e influente professor de gestão empresarial americano. Nascido dia 18 de abril de 1923 em Massachusetts, graduou-se na City College em Nova York e fez pós-graduação na Universidade de Pittsburgh. Quando não estava estudando, dava aulas de psicologia na Case Western Reserve, em Cleveland. Herzberg era tão admirado em sua área, que seus livros e artigos ganharam a atenção de pessoas como Douglas McGregor e Abraham Maslow, ambos importantes estudiosos de relações humanas. ​O seu trabalho de maior relevância é a Teoria dos Dois Fatores, que foi publicada em seu livro “A Motivação para Trabalhar”. Nessa teoria, ele explica que são dois os fatores responsáveis pela satisfação e motivação das pessoas em um ambiente corporativo. Sua teoria teve por base entrevistas realizadas com diversos profissionais da área industrial de Pittsburgh (Pensilvânia, Estados Unidos). O objetivo do estudo era identificar os fatores que causavam a satisfação e a insatisfação dos funcionários em seu ambiente de trabalho. Dessa forma, ele utilizou questionamentos sobre o que agradava e o que desagradava cada um dos trabalhadores nas empresas nas quais atuavam. Sua teoria é de extrema importância para o estudo do comportamento, motivação e satisfação das pessoas nas organizações. MARQUES, J.R. Conheça a Teoria de Herzberg. IBC, 2019. Disponível em: . Acesso em: 01 Mai. 2021. Considerando o fragmento de texto acima e os estudos da disciplina sobre a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg, analise as proposições a seguir e a relação entre elas. I. Para conceituar a motivação do funcionário no contexto de trabalho, Herzberg distinguiu a mesma em dois fatores, o extrínseco e o intrínseco, sendo o extrínseco relacionado ao indivíduo e, portanto, baseado na auto realização que permite o indivíduo desenvolver o seu potencial intelectual e criativo e que estão relacionadas aos fatores motivacionais que os levam a agir com ma

Respostas

respondido por: jhuliateles1998
15

Resposta:

Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições falsas.

Explicação:

Aula ao vivo da disciplina psicologia organizacional

Pelo o que entendi na aula, acho que essa é a resposta


Aprendiz74: asserções I e II são proposições falsas a resposta está na página 84 e 85 do Livro
giovannibonatto: Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições falsas. (Já corrigida)
respondido por: brunnacarvalho2202
3

Resposta:

ALTERNATIVA 1

Explicação:

De acordo com a teoria de Herzberg, os fatores motivacionais são os responsáveis por resultarem em aumento de produtividade e satisfação.

Eles incluem a liberdade de decidir como executar o trabalho, uso pleno de habilidades pessoais, responsabilidade total pelo trabalho, definição de metas e objetivos relacionados ao trabalho e auto avaliação de desempenho. Os chamados fatores satisfacientes. A presença produz motivação, enquanto a ausência não produz satisfação. Também chamados de intrínsecos.

Fatores que levam à insatisfação: política da empresa; condições do ambiente de trabalho; conflitos no relacionamento com outros funcionários; segurança; salário.

Fatores que levam à satisfação: crescimento; desenvolvimento; responsabilidade; reconhecimento; realização.


giovannibonatto: Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições falsas. (Já corrigida)
Perguntas similares