-Com o auxílio do livro de Biologia, Sites e Vídeos produza uma síntese completa sobre os grupos abaixo, contendo:
características gerais, habitat, reprodução, importância ecológica e exemplos dos seres de cada grupo.
a) Poríferos
b) Cnidários
c) Platelmintos
d) Nematódeos
Respostas
Resposta:
a) Os poríferos (Filo Porifera), também conhecidos popularmente como esponjas, são animais bastante simples que vivem exclusivamente no ambiente aquático. Não possuem tecidos verdadeiros, logo também não possuem órgãos e sistemas. São sésseis (não se movem) e podem viver sozinhos ou em colônias. Apresentam o corpo repleto de poros, daí o nome poríferos. Os poríferos são animais muito simples e que não possuem células organizadas em tecidos verdadeiros, assim, essas células apresentam certa independência. O seu habitat é o ambiente marinho.
b) Cnidaria é um filo de animais exclusivamente aquáticos, agrupando os organismos conhecidos pelo nome comum de cnidários, entre os quais estão as medusas e as alforrecas (ou águas-vivas), as caravelas, as anémonas-do-mar, os corais-moles e as hidras de água doce. São organismos multicelulares, com estrutura simples, caracterizados pela presença de uma estrutura celular chamada cnida, na maioria marinhos e na maioria de vida livre, habitando costas, fundos e as águas abertas dos oceanos, bem como parasitas.
c) São vermes de corpos achatados, triblásticos, não possuem celoma, ou seja, são acelomados, possui simetria bilateral, pois o corpo é igual no lado esquerdo e direito, e não possuem protostômio. São animais que são encontrados principalmente em ambiente aquático, tanto em água doce quanto em água salgada. Também são encontrados em solos úmidos e como hospedeiros no interior de outros animais.
d) São animais pluricelulares, possuindo várias células capazes de formar tecidos, e são eucariontes, sendo suas células dotadas de organelas celulares e carioteca separando o material genético do restante do conteúdo celular. Os nematelmintos apresentam, geralmente, vida livre, sendo encontrados em ambientes aquáticos (tanto de água doce, quanto salgada), ou em ambientes terrestres úmidos. Podem, também, se alojar no interior de outros organismos, atuando como parasitas. Aproximadamente 50 espécies de nematóides estabelecem relação de parasitismo. São exemplos de vermes nematelmintos as Lombrigas e os Ancilostomas, causadores, respectivamente, da Ascaridíase e da Ancilostomose.