1. Na Inglaterra, o movimento reformista foi conduzido pelo rei Henrique VIII. Ele vinha querendo se livrar da interferência do papa e dos impostos cobrados pela Igreja Católica no seu país. Quando o papa se negou a anular seu casamento com Catarina de Aragão, Henrique VIII se divorciou e casou com Ana Bolena, sendo então excomungado da Igreja Católica. Em apoio a Henrique VIII, o Parlamento Inglês reagiu e assinou o Ato de Supremacia. A que se refere este Ato? *
1 ponto
a) Foi um Ato em apoio a decisão do papa e da Igreja Católica de excomungar Henrique VIII, visto que o divórcio era proibido pelo Parlamento Inglês e também pela nobreza.
b) O Ato de Supremacia foi assinado pelo papa, anulando o casamento de Henrique VIII com Catarina de Aragão, filha dos reis da Espanha, permitindo-lhe casar com Ana Bolena.
c) O Ato de Supremacia declarava o rei o novo chefe da Igreja na Inglaterra, chamada, então, de Igreja Anglicana, o que permitiu a Henrique VIII confiscar as terras e os mosteiros da Igreja Católica para vender ou presentear os nobres e burgueses que o apoiaram.
d) O Ato de Supremacia criou a igreja calvinista na Inglaterra e permitiu liberdade de culto aos católicos, perseguidos pelo Parlamento Inglês após a anulação do casamento de Henrique VIII.
2. O anglicanismo resultou da combinação de ideias católicas, luteranas e calvinistas. Da Igreja Católica, a doutrina anglicana conservou a hierarquia eclesiástica que passou a ser vista como aliada do rei. Assinale a alternativa que apresenta as características compartilhadas entre as doutrinas anglicana, luterana e calvinista: *
1 ponto
a) As doutrinas anglicana, luterana e calvinista extinguiram o culto aos santos, defendiam que a Bíblia é a única fonte de fé e dois sacramentos, o batismo e a eucaristia.
b) As doutrinas anglicana, luterana e calvinista não possuíam características em comum, visto que o anglicanismo não rompeu com a Igreja Católica, mantendo o culto aos santos e imagens como forma de salvação dos fiéis.
c) A doutrina anglicana manteve os sete sacramentos para os seus fiéis: o Batismo, a Confirmação, a Eucaristia, a Penitência, a Unção dos Enfermos, a Ordem e o Matrimônio.
d) As doutrinas luterana e calvinista defendiam a predestinação, isto é, o homem seria salvo pela compra de indulgências e relíquias sagradas, fundamentais para o enriquecimento da Igreja Católica.
2) A alternativa correta sobre as características compartilhadas entre as doutrinas anglicana, luterana e calvinista é a letra A.
Respostas
Resposta: C & A
Explicação:
1) A alternativa correta sobre o Ato de Supremacia é a letra C.
2) A alternativa correta sobre as características compartilhadas entre as doutrinas anglicana, luterana e calvinista é a letra A.
1) O Ato de Supremacia deu-se como um decreto que declarava Henrique VIII como dono/líder da igreja na Inglaterra.
Isso se deu após o rei Henrique VIII pedir ao papa que seu casamento fosse anulado, e este rejeitou. Houve, a partir daí, um rompimento com a Igreja Católica e a formação da Igreja Anglicana. A nova Igreja tinha influências sobre os diferentes âmbitos da sociedade inglesa, o que fazia com que fosse poderosa.
2) As três doutrinas priorizavam a Bíblia pois para elas, só a Bíblia representava a palavra de Deus. Os sacramentos católicos existiam nas três doutrinas, e alguns deles eram o batismo e a eucaristia, que eram considerados fundamentais para a vida cristã.
Veja mais sobre o Ato de Supremacia em:
https://brainly.com.br/tarefa/13142425