A Inglaterra, grande potência mundial da época, pressionava o Brasil a extinguir o tráfico de escravos, pois desejava expandir seus mercados e o escravismo era um atraso ao avanço capitalista e industrial. O efeito dessa constante pressão inglesa gerou o aumento do preço do escravo e a sua escassez, dificultando a vida de muitos que dependiam dessa mão de obra. Com base no texto, explique quais eram os interesses dos ingleses com o processo de extinção do tráfico de escravos do Brasil.?
Respostas
Certamente não apenas a pressão da opinião pública ou razões puramente humanitárias. Como o próprio Canning mencionava em seus despachos, havia importantes interesses econômicos. A proibição inglesa do tráfico de escravos para suas colônias nas Antilhas, produtoras de açúcar, ocasionou a diminuição da mão-de-obra e, conseqüentemente, o encarecimento do açúcar ali produzido. O açúcar do Brasil, beneficiado pela manutenção do tráfico e pelo uso da mão-de-obra escrava, obteria preços mais baixos no comércio internacional e as colônias inglesas seriam prejudicadas.
Apesar da pressão inglesa, o Brasil não tinha condições de acabar com o tráfico em tão pouco tempo. A mão-de-obra escrava era responsável não só pela lavoura mas também por outros trabalhos. Além disso a extinção do tráfico negreiro afetaria os grandes proprietários de escravos e terras, justamente a camada social que sustentava o Império brasileiro.