Quando há uma cidade central, ou seja, que há centralidade de fluxos e prestação de serviços, e os municípios à sua volta são contíguos e integrados socioeconomicamente com serviços públicos e infraestrutura comuns, definimos este fenômeno como: *
Rede urbana
Metropolização
Região metropolitana
Hierarquia urbana
Na maioria das cidades brasileiras o processo de urbanização ocorreu de forma não planejada. Com isso, após exponencial crescimento populacional desses centros urbanos, muitos problemas sociais surgiram e/ou aumentaram. Selecione a alternativa que mostra um desses problemas agravados pela falta de planejamento: *
A) Apesar do aumento expressivo populacional, as cidades conseguem lidar fornecendo serviços básicos à todos.
B) O setor de infra-estrutura básica apresenta algumas defasagens, como interrupções de energia e quedas de sinal de internet; mas avaliando no âmbito geral, abrange à classes sociais de forma equilibrada.
C) Inchaço das cidades, provocado pelo acúmulo de pessoas, a falta de infraestrutura adequada.
D) Impactos significativos no meio ambiente e consequente criação de áreas verdes e praças pelas cidades.
Respostas
respondido por:
2
Um exemplo de problema da falta de planejamento é o: C) Inchaço das cidades, provocado pelo acúmulo de pessoas, a falta de infraestrutura adequada.
Em uma hierarquização urbana, uma cidade central envolve aquela que abriga maior centralização de fluxos e de prestação de serviços. Além disso, as demais cidades ao redor são de caráter contíguo e apresentam integração socioeconômica através dos serviços públicos e das demais infraestruturas.
Mas destaca-se que em grande parte das cidades brasileiras, o processo de urbanização foi feito de maneira desorganizada e sem planejamento, resultando em um “inchaço” dessas cidades. Pois ocorre grande acúmulo de moradores e pouca infraestrutura.
Bons estudos!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás