Leia o texto a seguir e responda:
“Eu creio em Roma, a eterna, a mãe do meu país, e na Itália, sua filha mais velha, que nasceu no seu ventre sagrado pela graça de Deus; que sofreu nas bárbaras invasões, foi crucificada e enterrada, que desceu para o túmulo e ergueu –se da morte no século XX, que se ergueu para a glória em 1918 e 1922 e que está sentada ao lado direito de sua mãe Roma; que por essa razão deverá vir julgar os vivos e os mortos. Eu creio no gênio de Mussolini, no nosso pai, o Fascismo; na comunhão dos mártires, na conversão dos italianos e na ressurreição do Império.”
BERTONHA, João Fábio. Fascismo, Nazismo, Integralismo. São Paulo: Ática, p. 24.
No texto, qual a intenção do autor ao usar a expressão “ressurreição do Império”?
Respostas
Explicação:
A) a que episódio histórico o texto se refere quando diz "que sofreu nas bárbaras Invasões"?
Mussolini se referia às invasões bárbaras que tomaram o Império Romano e destruíram a unidade da Europa durante séculos, inclusive no período de transição da Idade Antiga para a Moderna.
B) o que o autor do texto quer dizer com "que ergueu-se da morte no século XIX"?
A ideia de Mussolini é referir-se à Unificação da Itália, ocorrida em meados do século XIX, com forte atuação de Garibaldi.
C) porque o texto afirma que a Itália ergueu para a Glória entre 1918 e 1922?
Pois é o período de ascensão do fascismo comandado por ele.
D) com base nessa "oração" é possível concluir como Mussolini desejava ser visto pelos italianos? explique
Sim. O discurso da oração demonstra que Mussolini gostaria de ser visto como um herói e líder, que guiaria a Itália para a glória que o Império Romano já teve.
abraços!