O texto a seguir trata do NAFTA, que deixou de existir em agosto de 2018. Leia-o. Canadá e EUA chegam a acordo para substituir o Nafta a poucas horas do prazo limite Novo tratado receberá o nome Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA, na sigla em inglês) e representa uma vitória para Trump, que classificou acordo como 'histórico'. Fonte: G1. Canadá e EUA chegam a acordo para substituir o Nafta a poucas horas do prazo limite.
É possível afirmar, a respeito do NAFTA e do USMCA, que
como os países da América Central nunca se beneficiaram desses blocos, em um futuro próximo devem organizar um outro bloco econômico entre eles.
o México, embora seja o país que mais se beneficiou economicamente, nunca possuiu voz ativa nas negociações do NAFTA e do USMCA.
os EUA lideraram as negociações tanto do NAFTA quanto do USMCA, pois o país possui forte influência econômica e política.
o fim do NAFTA expressa a decadência dos blocos econômicos e, provavelmente, os países voltem a atuar no comércio internacional isoladamente, e não organizados em blocos.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
D
Explicação:
respondido por:
1
Os EUA sempre exerceram a liderança no NAFTA. Com seu fim, o USMCA também reflete a posição hegemônica estadunidense, que traçou novamente acordos ainda mais vantajosos para o país.
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás