A microscopia de campo claro comum é altamente difundida e aplicada no campo da pesquisa e das análises clínicas. Sobre essa modalidade de observação em microscopia de luz é correto afirmar que: É indicada para a geração de imagens bi e tridimensionais, com alta capacidade de resolução As amostras precisam estar fixadas e coradas, de modo a dar contraste às estruturas. Existem diversos corantes disponíveis que permitem a que estruturas celulares específicas possam ser evidenciadas Permite a visualização de células e organismos vivos, não sendo necessário cortar as amostras em fatias finas Permite observar apenas o contorno de organismos. É necessária a utilização de anticorpos conjugados a moléculas fluorescentes para a visualização das amostras
Respostas
respondido por:
2
"As amostras precisam estar fixadas e coradas, de modo a dar contraste às estruturas". Essa é a afirmativa correta.
As amostras precisam estar coradas e fixadas, sendo algumas técnicas mais simples e outras mais complexas para utilização adequada do microscópio de luz.
A microscopia de luz não é indicada para geração de imagens tridimensionais, sendo a microscopia digital a escolhida para tais imagens. Outro ponto é que o corte de tecidos deve ser fino para que a luz possa penetrar as estruturas e assim ser obtida uma boa visualização da amostra.
Nem sempre são necessários anticorpos para se avaliar a parte interna dos organismos, existem centenas de técnicas de microscopia.
Perguntas similares
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás