É possível aprender jogando videogame?
A resposta a essa pergunta pode ser bastante polêmica, mas sim, é possível aprender jogando videogame. Talvez muitos educadores e até mesmo pais que estão lendo este texto neste momento estão olhando torto para o tema, mas a verdade é que hoje você vai descobrir como isso é possível.
Os assuntos tratados em artigos recentes têm proposto uma reflexão sobre a nova maneira de educação. As questões que estamos trazendo são justamente atrelar elementos tecnológicos da rotina para o processo de aprendizagem. E por que não o videogame?
A ideia de aprender se divertindo é o sonho de muita gente, seja crianças, adolescentes ou adultos. Além de entreter, os jogos digitais ensinam e há vários estudos comprovando essa ideia. E um ponto importante: não são somente os jogos educacionais que estamos falando, mas sim dos jogos de videogames populares no mundo todo, os que muitas vezes são vistos como algo que atrapalha o ensino, mas não.
Os videogames trabalham nossas capacidades cognitivas. A maioria dos jogos disponíveis melhoram a nossa atenção, que no momento da competição precisa ser redobrada. Aqueles que são mais rápidos exigem uma concentração ainda maior e este benefício pode ser usado a favor da educação.
Jogos clássicos como Super Mario tiveram seus benefícios comprovados por meio de um estudo já publicado. Ele aconteceu na Alemanha, e cientistas descobriram que apenas meia hora do jogo diariamente pode melhorar a memória, localização espacial, senso de estratégia, capacidade motora. Esses benefícios foram monitorados durante dois meses de estudo. [...]
É claro que os jogos devem sim ser usados com quantidade de horas determinadas, principalmente para crianças e adolescentes. O jogo deve ser mais uma ferramenta de auxílio na educação, mas o estudo em si não deve ser trocado por ele. O aluno precisa entender, ainda que indiretamente, o quanto pode ser bom estudar e como o que ele vê no entretenimento é também parte do seu estudo. [...]
LEMES, David de Oliveira. É possível aprender jogando videogame? In: Medium. 2020. Disponível em: . Acesso em: 3 mar. 2021. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.
Nesse texto, o argumento que sustenta a tese de que é possível aprender jogando videogame está no trecho:
a) “... muitos educadores e até mesmo pais que estão lendo este texto neste momento estão olhando torto para o tema,...”. (1º parágrafo)
b)“... artigos recentes têm proposto uma reflexão sobre a nova maneira de educação.”. (2º parágrafo)
c) “A ideia de aprender se divertindo é o sonho de muita gente, seja crianças, adolescentes ou adultos.”. (3º parágrafo)
d) “... apenas meia hora do jogo diariamente pode melhorar a memória, localização espacial, senso de estratégia,...”. (5º parágrafo)
e) “É claro que os jogos devem sim ser usados com quantidade de horas determinadas, principalmente para crianças...”. (6º parágrafo)
Respostas
Resposta: D
Explicação: a tese é que os jogos são bons, porém de forma moderada e essa alternativa dá exemplos
“... apenas meia hora do jogo diariamente pode melhorar a memória, localização espacial, senso de estratégia,...”. (5º parágrafo)
A tese do texto é de que os jogos são bons, no entanto, usado com moderação é possível que haja aprendizado, e a alternativa que comprova isso é a letra D.
Assim, se os jogos forem usado beneficamente, sem o uso exagerado, sem o vício, ele pode ser útil para fazer com que as crianças e adolescentes tenham o senso crítico aflorado, que busquem um raciocínio lógico para as situações e também para que eles possam ter a criatividade ativa.
Portanto, jogar pode ser benéfico para as crianças, desde que com moderação.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/38469567
Explicação: a tese é que os jogos são bons, porém de forma moderada e essa alternativa dá exemplos
“... apenas meia hora do jogo diariamente pode melhorar a memória, localização espacial, senso de estratégia,...”. (5º parágrafo)