1 Sobre a relação entre o fim do Império Romano e a Igreja Católica infere-se que: * 1 ponto
a) A Igreja Católica se fortaleceu no processo de crise do Império Romano acumulando patrimônio formado principalmente de doações em terras e dinheiro que recebia dos fiéis.
b) Grande parte dos bens que a Igreja Católica adquiriu na Idade Média refere-se às conquistas militares dos cristãos no confronto com os povos germânicos.
c) Os bens da Igreja Católica são na sua maioria resultado de doações de monarcas e imperadores como foi o caso de Constantino que pelo Édito de Milão concedeu o atual Vaticano ao Papa.
d) As invasões germânicas favoreceram a Igreja Católica, pois os povos germânicos ajudaram os cristãos no processo de formação do patrimônio eclesiástico.
2 Observe a imagem abaixo:
2. Na Idade Média o clero era um grupo social poderoso. Este estamento se organizava em clero secular – estruturado numa hierarquia composta de pároco, bispo, arcebispo e papa – e clero regular, formado por sacerdote (monges) que viviam nos mosteiros e conventos, obedecendo às regras estabelecidas por uma ordem religiosa. Sobre o papel dos monges é correto afirmar: *
a) Os mosteiros foram centros de referência espiritual e intelectual. Os monges levavam uma vida de oração e se dedicavam à cópia de livros religiosos ou obras da Antiguidade.
b) Os monastérios se expandiram durante o Império de Carlos Magno. Os monges eram funcionários imperiais e trabalhavam principalmente na educação dos filhos das famílias de elite.
c) Muitos monges tinham origem social na nobreza. Por esse motivo os mosteiros se tornaram muito ricos e foram os grandes responsáveis pela divulgação do saber medieval por meio da imprensa.
d) Os mosteiros, que se desenvolveram muito durante a crise do Império Romano, entraram em decadência com o surgimento das primeiras universidades controladas pela Igreja Católica.
Respostas
Resposta:
1) a) A Igreja Católica se fortaleceu no processo de crise do Império Romano acumulando patrimônio formado principalmente de doações em terras e dinheiro que recebia dos fiéis.
2) a) Os mosteiros foram centros de referência espiritual e intelectual. Os monges levavam uma vida de oração e se dedicavam à cópia de livros religiosos ou obras da Antiguidade.
Explicação:
ACABEI DE FAZER
1) Sobre a relação entre o fim do Império Romano e a Igreja Católica, a alternativa correta é a letra A.
2) Sobre o papel dos monges, a alternativa correta é a letra A.
1) Foi no Império Romano que a Igreja Católica de fato se tornou uma instituição, pois era a religião oficial do Império. Foram os últimos imperadores romanos que fortaleceram a Igreja, pois antes ela era uma grande inimiga do Império, onde os cristãos sofriam e eram perseguidos.
Um dos diversos fatores para a crise do Império Romano foi justamente o catolicismo, pois a difusão da religião enfraqueceu o poder do imperador, visto que os adeptos católicos deixaram de os cultuar religiosamente.
Com isso, a Igreja Católica se fortaleceu e cresceu consideravelmente no Império Romano, por meio da grande propagação da religião e do dinheiro doado pelos fiéis, além da doação de propriedades de terras.
2) Inicialmente, os monges na Idade Média eram reclusos e ascéticos, isto é, viviam de maneira isolada da sociedade e de outros monges.
Posteriormente, foi desenvolvido o sistema cenobítico, onde os monges viviam em comunidade entre eles. Se dedicavam aos estudos de livros religiosos e obras da Antiguidade, e foram eles que construíram os mosteiros medievais, afastados dos centros urbanos.
Veja mais sobre os mosteiros medievais em:
https://brainly.com.br/tarefa/7333046