• Matéria: Biologia
  • Autor: bernardokrauspenharp
  • Perguntado 4 anos atrás

Quando falamos em problemas ambientais, o ser humano tem grande parcela de culpa. Explique como podemos minimizar o problema do desmatamento e da chuva ácida? Quem tiver interesse em ajudar eu agradeço.

Respostas

respondido por: rodovalhomachadoa
1

Explicação:

SOCIEDADE E O MEIO AMBIENTE

GEOGRAFIA

A Sociedade e o Meio Ambiente, o desmatamento, queimada e desmatamento, o que é meio ambiente?, mudança no meio ambiente, poluição industrial, mudanças climáticas e aquecimento global.



Até meados do século 19, a raça humana manteve relativa harmonia com o meio ambiente. Com o surgimento da era industrial e das grandes aglomerações urbanas, houve uma quebra nessa harmonia, o que provocou uma crescente queda do nível de vida do ambiente, com a morte de rios e o desaparecimento de áreas verdes. A essa devastação inconseqüente dá-se o nome de poluição.

Os rios são poluídos por descargas vindas dos esgotos urbanos não-tratados, dos complexos industriais, das minerações, etc. Evita-se esse tipo de poluição com o tratamento adequado dessas descargas.

O desmatamento também causa a morte dos rios, secando seu leito.

mencione como melhor resposta pra mim poder te ajudar mas é me siga para mais respostas


bernardokrauspenharp: Valeu!
respondido por: suymay0607
0

Resposta:

Especialmente para vc Bernardo.

Se puder avaliar como melhor nota, eu agradeço.

1. Implementação de políticas públicas ambientais efetivas e perenes;

2. Apoio a usos sustentáveis da floresta e melhores práticas agropecuárias;

3. Restrição drástica do mercado para produtos associados a novos desmatamentos.

1. Instituir o imposto rural

A especulação fundiária é um dos principais motivos para o desmatamento ilegal na Amazônia. Um cidadão com posses faz a derrubada de florestas em áreas públicas como forma de ocupar o território para, posteriormente, realizar a regularização. Para combater esse mal, a medida adotada deve ser a maior efetividade na cobrança do Imposto Territorial Rural (ITR), taxa brasileira federal aplicada quando uma pessoa tem posse de um perímetro rural.

2. Ampliar a moratória da soja para o cerrado

A moratória da soja é um pacto ambiental entre produtores de soja no País, ONGs ambientais e o governo, que se uniram para adotar medidas contra o desmatamento. O projeto proíbe a aquisição do grão que seja cultivado em áreas recém-desmatadas na Amazônia. Desde que entrou em vigor, o plano triplicou o bioma amazônico, tornando-se uma medida eficaz e viável para a preservação da área.

3. Eliminar o mercado de carne ilegal

Grande parte da carne consumida no Brasil é proveniente de uma área desmatada. Isso significa que diversos pecuaristas não cumprem as leis e destroem as florestas para construir áreas de criação de animais. Para extinguir a prática, é possível utilizar uma tecnologia que rastreia a origem da carne.

4. Aumentar a fiscalização do crédito para a agricultura

De acordo com o Código Florestal, pessoas físicas ou empresas que praticaram desmatamento ilegal não podem ter acesso ao crédito subsidiado para agricultura. O aumento da fiscalização vai garantir que cidadãos que estejam na ilegalidade percam o direito ao benefício, dificultando atuações prejudiciais ao bioma amazônico.

5. Definir novas medidas de combate ao desmatamento

O setor público, em parcerias com ONGs que atuam na causa ambiental, devem propor constantemente novas medidas ou atualizações que contribuam com o fim do desmatamento e driblem as recentes tentativas de continuar a degradação das florestas, como o desmatamento em períodos de chuvas — que evita a fiscalização por satélite.

Chuva ácida

Possíveis soluções: Utilizar os transportes menos poluentes como o metro; Utilizar transportes coletivos: ao diminuir o número de carros, o número de poluentes diminui; Utilizar fontes de energia menos poluentes: energia hidroelétricas, energia geotérmica, energia das marés, energia eólica e, por ventura, energia nuclear; Purificar os escapes dos veículos: utilizar gasolina sem chumbo e adaptar um conversor catalítico; Utilizar combustíveis com baixo teor de enxofre; Filtrar as chaminés das fábricas. O calcário ou a pedra calcária também é injetada nas chaminés para se misturar com os gases e combinar-se com o bióxido de enxofre presente. O carbonato de cálcio da pedra calcária produz sulfato de cálcio de pH neutro, que é fisicamente retirado do depurador. Ou seja, o depurador transforma a poluição de enxofre em sulfatos industriais. Os sulfatos são vendidos a companhias químicas como gesso quando a pureza de sulfato de cálcio é alta. Noutros casos, são colocados num aterro; controlar a quantidade de fábricas na cidade; para os rios e lagos já acidificados, devem-se neutralizá-los e adicionar vitaminas aos mesmos, além de adubos nas árvores e reflorestá-las; Aplicação de punições aos veículos desregulados; Melhor fiscalização dos emissores de poluentes; anda a pé que é bom para a saúde e diminuem-se as emissões de muitos poluentes que os automóveis enviam para a atmosfera.

Explicação:

Perguntas similares