• Matéria: Português
  • Autor: joseeverton1434
  • Perguntado 4 anos atrás

Texto 1 Tempo Filtrava-se como se pudesse se esquivar da fúria do Tempo. A fúria das horas. A fúria que aflora nas horas de solidão. Era inócua1 aos seus medos. Mas determinada diante dos seus objetivos. Costumava caminhar, e às vezes, percebendo ou não, deixava restos do que ficou e do que sonhava para trás. Pensava, inerte: e se eu voltar? Voltaria, se pudesse? Voltaria, se quisesse? Podia e, vez ou outra, queria. Mas o que ganharia? Não se constroem castelos com pedaços do que ficou. [...] Mas o medo do fim teve fim. Findou-se numa tarde em que o sol se apagou. Num lapso, faltou-lhe ar. Estranhamente, não um sorriso. O mundo veio abaixo. Mas ela não. Nem ela, nem sua pele, nem seus objetivos. O mundo em pó. E ela, só. Mas não tão só. Olhou ao redor. Figuras emergindo das cinzas escuras. Viu-se naqueles rostos. Naqueles olhos confiantes. Naqueles sorrisos de alívio. Pela primeira vez, não se sentiu ameaçada. A ameaça e o Tempo não mais andavam de mãos dadas. Desatada, ela conseguiu enfim encarar o futuro. Naquele dia, fez as pazes com o Tempo. *Vocabulário: 1inócua: inofensiva. MARTINZ, Juliano. Tempo. In: Corrosiva. Disponível em: . Acesso em: 19 fev. 2021. Fragmento. Texto 2 Senhor do Tempo Ó senhor do tempo, Por que não é como o dos sonhos: Eterno, figurado e risonho? Chega de nutrir-se Das trevas, céus e oceanos! E ouça-me, senhor pesaroso: Quero saber quando é que acordamos! Pois já cansei-me de ouvir Sobre o porvir das mudanças. E é enquanto seguem suas linhas, Que perco minha presente esperança. Então diga-me: por que? Por que logo o tempo amado e brilhante Deve quebrar-se em tão poucos instantes? CHIROLA, Iogo. Senhor do tempo. In: Pensamentos poéticos. 2017. Disponível em: . Acesso em: 28 jan. 2021. Esses textos são semelhantes, pois abordam as dúvidas acerca do passar do tempo. apontam que o medo do fim foi superado. citam a importância de fazer as pazes com o tempo. comparam o tempo com o sonho. demostram cansaço pela espera da mudança.​


jonathansantmartins: letra (A) abordam as dúvidas acerca do passar do tempo
laylamonique25052005: Obrigada

Respostas

respondido por: tifanylaurie123
64

Resposta:

letra (A)

Explicação:

abordam as dúvidas acerca do passar do tempo.

(acho q é isso)


beatriz3466: sim q ngm faz nd deveriam derrubar a conta desse maluco
00001022949226sp: ricadinho foi punido
00001022949226sp: tox=========
00001022949226sp: ╭═══════════╮
Não deixe que as
pessoas te façam
desistir daquilo que
você mais quer na
vida. Acredite. Lute.
Conquiste.
E acima de tudo,
seja feliz!
╰═══════════╯
claudiaamorim361: Vamos focar nos estudos, não deixar nada nos atrapalhar gente.
claudiaamorim361: obrigado pela sua ajuda na lição
edilaineaoliveira197: é a A mesmo?
edilaineaoliveira197: Já tem tantas que eu coloquei A
edilaineaoliveira197: estou em dúvida agora kk
beatriz3466: n tenho como dar crtz pq n corrigiram a minha prova ainda mas tem bastante resposta A plmns na minha
respondido por: polianafferreira
23

Os textos 1 e 2 são semelhantes, pois abordam as dúvidas acerca do passar do tempo. Portanto, está correta a LETRA A.

Chama-se intertextualidade a relação entre textos, quando um cita outro já existente. Isso nada mais é do que um "diálogo" entre textos, podendo ser verbal, não-verbais ou ambos (misto). Sendo assim, a intertextualidade pode acontecer entre textos que apresentam gêneros textuais diferentes.

A referência intertextual pode ser usada tanto para mostrar um ponto de vista diferente do apresentado no primeiro texto quanto para reafirmar um ponto de vista.

Veja aqui advérbios de tempo:

- https://brainly.com.br/tarefa/3152722

Espero ter ajudado!

Anexos:

hueningkai1: obg
Perguntas similares